sexta-feira, 30 de março de 2012

QUINTA-FEIRA NO GRUPO DE ORAÇÃO

Na última quinta-feira, como de costume, houve o encontro do Grupo de Oração Rainha da Paz. Nesta ocasião, em virtude da proximidade da Semana Santa, Dona Rosa conduziu uma importante reflexão com o tema: “As sete palavras de Jesus na cruz”.
Além disso, o Grupinho de Oração, que acontece simultaneamente ao Grupo e que é formado somente por crianças, também estudou sobre o tema em questão.

Conforme Dona Rosa, as sete palavras de Jesus na cruz são um conjunto de sete frases que foram pronunciadas por Jesus durante sua crucificação, e que podem ser encontradas nos Evangelhos.

Neste sentido, destaca-se que as sete palavras de Jesus na cruz foram:

1. "Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem" (Lucas, 23:34).

2. "Em verdade eu te digo que ainda hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas, 23:43).

3. "Mulher, eis aí teu filho; Filho, eis aí a tua mãe" (João, 19:26-27).

4. "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?" (Mateus, 27:46/Marcos, 15:34).

5. "Tenho sede" (João, 19:28).

6. "Tudo está consumado" (João, 19:30).

7. "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas, 23:46).


Ao refletir sobre essas palavras os participantes relembraram o sofrimento de Jesus na cruz por amor às pessoas, e também puderem se preparar melhor para a chegada da Santa Páscoa.

O encerramento foi feito com uma oração especial e com a benção do Pe. Cláudio.
gporainhadapaz.blogspot.com

domingo, 25 de março de 2012

VIDA DE ORAÇÃO E O MUNDO MODERNO

Vida de oração e o mundo moderno.

A vida de oração é o sustento de uma alma cristã, não há virtude, ordem, paz e santidade sem oração. Jesus de Nazaré orou, na sua natureza humana Ele precisava de encontros com O Pai, por isso freqüentemente era encontrado retirado em algum monte rezando. Se o próprio Cristo precisou rezar a ponto de agonizar no Getsenami, quanto mais nós, homens limitados marcados pelo pecado original e cheio de concupiscências.
A questão a ser levantada é: O homem moderno esta rezando? Percebe-se nitidamente que esta acontecendo um grande esfriamento na vida de oração dos homens de fé. As razões são muitas, vamos enumerar algumas.
O primeiro ponto é o ativismo, a correria do dia-a-dia, a agenda esta cada vez mais lotada, as metas precisam ser batidas e isto culmina na ausência de tempo e espaço para Deus. O máximo que muitos fazem é traçar o Sinal da Cruz quando acordam, dormem e se alimentam. Não questiono o anseio pelas conquistas materiais não, a minha indagação é a seguinte: “Como estes irmãos conseguem cultivar virtudes sem rezar?”
Hoje é visível que as redes sociais também têm atrapalhado muito na vida de oração, sobretudo os jovens Cristãos. A juventude tem ficado o dia inteiro no computador, viciados não conseguem rezar nem sequer um terço. É lógico que a internet é algo extraordinário, as redes sociais é um grande bem, porém o uso demasiado influencia negativamente em todos os sentidos e no nosso caso atrapalha de mais no progresso espiritual.
O que dizer então da famosa preguiça, em alguns casos a preguiça para rezar provém de combate espiritual e nestes casos até compreendo as dificuldades dos irmãos, mas na maioria dos casos o problema é ausência de determinação, consciência e até mesmo de abertura do coração. Preferem a novela no lugar do terço em família, preferem um lanche com amigos no lugar da adoração comunitária, preferem dormir na folga do que fazer alguns minutos de adoração ao Santíssimo Sacramento e por ai vai. A vergonha na cara já era na vida de muitos.
São Paulo fala em I Tess 5 v. 17: “Orai sem cessar “.Devemos rezar sem cessar porque somos dependentes de Deus para tudo, Ele mesmo afirmou isto quando disse: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15 v.5).
Lembro-me da história de um monge que era sempre incomodado por um jovem que o perguntava sempre a mesma coisa: O que faço para aprender a rezar? Certo dia importunado com tanta amolação o monge deu a ele a receita, pegou a cabeça do rapaz colocou dentro de um tanque cheio de água e ali o segurou por um tempo considerável, quando tirou a cabeça disse ao rapaz que estava preste a desmaiar de falta de ar: “Você vai aprender a rezar quando tiver a consciência que precisas de Deus como precisava deste ar”.
Com certeza Nosso Senhor quer féis virtuosos e fervorosos, isto só é possível em oração. Que possamos dar passos rumo à perfeição, uma boa idéia é criar uma agenda de oração semanal, tenho certeza que gradativamente podemos ter uma vida de oração


gporainhadapaz.blogspot.com

sábado, 24 de março de 2012

NOSSO DEUS SABE...

"...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mt.28,20)



Nosso Deus Sabe.....
Quando você esta cansado e desencorajado por esforços que não deram frutos, nosso Deus sabe o quanto você tentou...
Quando você chorou por longo tempo com o coração cheio de angústia, Ele contou suas lágrimas...
Se você sente que sua vida esta perdida e que há muito tempo se perdeu, Ele está confortando você...
Quando você esta solitário e seus amigos estão muito ocupados para um simples telefonema, Ele acompanha você...
Quando você sente que já tentou de tudo e não sabe por onde recomeçar, Ele tem a solução...
Quando nada mais faz sentido e você se sente frustrado e deprimido, Ele tenta lhe mostrar respostas...
Se de repente tudo lhe parece mais brilhante e você percebe uma luz de esperança, nesse momento, Ele soprou nos seus ouvidos...
Quando as coisas vão bem e você tem muito para agradecer, Ele esta festejando com você...
Quando algo lhe traz muita alegria e você se sente re-fortalecido, Ele esta sorrindo para você...
Quando você tem um propósito a cumprir e um sonho para seguir, Ele abre seus olhos e o chama pelo nome...
Lembre-se que onde você estiver, seja na tristeza ou na felicidade, mesmo que ninguém mais saiba, nosso Deus sabe...


gporainhadapaz.blogspot.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA UMA BOA CONFISSÃO

Devemos procurar um sacerdote santo, da Igreja Católica Apostólica Romana, e fazer uma confissão minuciosa pelo menos uma vez ao ano. Para os pecados de maior urgência, podemos fazer a confissão quantas vezes nos for necessário.

Uma boa confissão é aquela em que nos preparamos com um coração verdadeiramente contrito na presença de Deus. Em que procuramos reconhecer todos os nossos pecados, desde os menores até aqueles que mais nos envergonham. Não podemos deixar nenhum pecado de lado ao fazermos o nosso exame de consciência, pois são os menores pecados que acabam sendo cultivados em nós por acharmos que não têm importância, crescem como uma erva daninha em nosso coração destruindo todas as virtudes que lá existem e depois transformam-se em uma grande ofensa a Deus.


Não podemos ir para a confissão de qualquer jeito, com outras preocupações ou olhando mais para o pecado dos outros do que para nós mesmos. Antes devemos fazer um bom exame de consciência. Aqui você encontra uma lista de perguntas que devemos fazer para nós mesmos com o objetivo de lembrar dos pecados que precisam ser confessados, mas você mesmo pode acrescentar outras perguntas relacionadas com a sua vida, com a sua realidade, para tornar o seu exame de consciência mais completo.

http://www.acidigital.com/Oraciones/confissao.htm


IN SACRAMENTOS




COMO VOCÊ ENTENDE A EUCARISTIA?



Sempre que a Igreja cumpre o mandamento “Fazei isto em memória de Mim” (1Cor 11, 25), partindo o pão e oferecendo o cálice, sucede hoje o mesmo que então sucedera: Cristo entrega-se por nós verdadeiramente passamos a fazer parte d’Ele verdadeiramente.

Sempre que a Igreja celebra a Eucaristia, ela encontra-se diante da fonte de que brota renovadamente: na medida que a Igreja “come” o corpo de Cristo, torna-se “Corpo de Cristo”, que se ofereceu a nós em Corpo e Alma. [216 e 217]

GPO RAINHA DA PAZ
COMENTÁRIO:

A Eucaristia nos fala do amor, da gratuidade da vida da igreja.. É a síntese que reúne todos os pontos vitais da fé, é a obra prima do Cristianismo; dela começa a vida e nela termina.
A Eucaristia me ajuda a entender que eu sou uma coisa muito importante diante de Deus,tão importante que Deus se dá a mim, me alimenta, me sustenta, me dá a sua própria vida.
A Eucaristia me faz entender que os irmãos são sagrados porque estão unidos a Cristo, porque são Cristo; se toco os irmãos toco Cristo, se não me importo deles não me importo de jesus Cristo.
A Eucaristia me ajuda a entender que Cristo é o eixo da vida, o elemento vital, de todo homem. O homem sem ele é só im rabisco. Sem eixo a roda não gira, sem Cristo a historia do homem não tem sentido. Só Ele dá sentido a todo o homem.
A Eucaristia me ajuda a entender que Deus é para mim tão Pai que posso aproximar-me dele, ao redor de sua mesa, com o pleno direito de filho; sou dele, pertenço a ele porque Cristo é meu irmão.








terça-feira, 20 de março de 2012

ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRISTÃO


O Espírito Santo é um assunto constante, refletindo a comunhão que os cristãos gozavam com Ele. Mas é em Romanos que observamos as mais belas palavras bíblicas sobre o Consolador. Paulo, o apóstolo, reforça a certeza que temos de que o Espírito Santo precisa ser experimentado por cada cristão.

Segundo o apóstolo Paulo, o Espírito tem derramado o amor de Deus em nosso coração
(Rm 5.5). Cada cristão deve inclinar-se para as coisas do Espírito (Rm 8.4,5).
O Espírito em nós é a garantia de que somos de Cristo (Rm 8.9,14).
É Ele quem nos dá a certeza de que somos filhos de Deus (Rm 8.16).
É Ele quem nos ajuda na oração (Rm 8.26).
Veja que, para Paulo, o Espírito Santo é muito mais do que um ponto fundamental de doutrina, Ele É o Deus que mora em nós e que tem comunhão conosco, nos conduzindo na fé em Cristo Jesus.

Somente pelo Espírito podemos experimentar o amor de Deus.

Somente por Ele podemos sentir se pertencemos a Deus. Que a comunhão com o Consolador deixe de ser uma simples doutrina para ser uma experiência real em sua vida.

gporainhadapaz.blogspot.com

foto:rccvindeevede2012

domingo, 18 de março de 2012

COMO NÓS ENXERGAMOS AS PESSOAS?

Qual é a visão que temos das pessoas com as quais convivemos cotidianamente? E daquelas que esporadicamente vêm ao nosso encontro? Essa percepção pode ser clara, nítida, real ou distorcida.
Nós precisamos enxergá-las bem para tratá-las bem e amá-las como, de fato, são e não como gostaríamos que elas fossem.
Muitas vezes, temos uma visão equivocada das pessoas; as enxergamos mal, como o cego, que, na primeira vez em que teve os olhos tocados por Jesus, o Senhor lhe perguntou se ele via alguma coisa e a resposta dada por ele foi: “Vejo os homens como árvores que andam” Mc 8,24. Na segunda vez em que Cristo tocou nos olhos dele, esse homem “ficou curado, de modo que via distintamente de longe” (Mc 8,25). É assim que precisamos enxergar as pessoas, como realmente elas são.
Peçamos hoje ao Senhor Jesus que cure a nossa visão deturpada, a nossa cegueira, para que olhemos nossos próximos além das aparências. Quando os enxergamos bem, nos sentimos bem e agimos bem.

Obrigado, Jesus, pela Sua infinita bondade na nossa vida.

sábado, 10 de março de 2012

O DÍZIMO NA IGREJA CATÓLICA

Muitos padres e fiéis católicos acham difícil falar sobre este assunto, principalmente por causa da deturpação que tantos verdadeiros "mercadores da fé" vêm promovendo nos últimos anos, usando meia dúzia de passagens bíblicas como arma para extorquir e explorar pessoas simples e sem formação. Assim enriquecem, cada vez mais, os falsos profetas. O verdadeiro significado do dízimo, porém, é justo e verdadeiramente cristão.
O dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja realiza diversas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Pelo dízimo, podemos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a Fé, a Esperança e o Amor, que nos levam para mais perto de Deus.
O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o projeto divino de felicidade para todos. Os judeus davam 10% de tudo o que colhiam da terra com o seu trabalho: daí vem a palavra “dízimo”, que significa “décima parte”. Todos são convidados a oferecer de fato a décima parte daquilo que ganham, mas não somos obrigados. O importante é entender que o dízimo não é esmola. Deus merece a doação feita com alegria, e jamais nos priva da nossa liberdade. Além disso, o que é doado com alegria faz bem a quem recebe!
Cada pessoa deve definir livremente, sem tristeza nem constrangimento, qual percentual dos seus ganhos irá separar para o dízimo. A Igreja não exige a doação de 10% do que ganhamos; porém, para ser considerado dízimo, é preciso que seja um percentual, isto é, uma porcentagem dos seus ganhos, sendo no mínimo 1%. Se alguém ganhar R$ 1.000,00 e oferecer R$ 10,00, isto ainda pode ser considerado dízimo. Menos do que isso, porém, seria uma oferta. E a experiência comprova: aqueles que, confiantes na Providência Divina, optaram pelo dízimo integral, não se arrependeram nem sentiram falta em seus orçamentos. Ao contrário, muitos dizimistas dão o testemunho de que depois que passaram a contribuir com a Igreja e a comunidade dessa maneira, passaram a se sentir especialmente abençoados: Deus não desampara os que nele confiam. Mas isso não quer dizer que devemos dar o dízimo esperando "ganhar em dobro", nem receber algo em troca, como se pudéssemos negociar ou barganhar com Deus. Aqueles que ensinam tais coisas nada entendem do contexto bíblico, nem do significado de partilha que era tão presente na Igreja primitiva.A entrega do dízimo normalmente é mensal, porque a maioria das pessoas recebe salário todo mês. Os que recebem semanalmente podem combinar de entregá-lo uma vez por semana, por exemplo. O importante é saber que o dízimo deve ser entregue na comunidade com a mesma regularidade com que recebemos os nossos ganhos.
Já as ofertas são doações espontâneas, com as quais o fiel também pode e deve participar da vida em comunidade, mas nesse caso não existe regularidade, como no dízimo. - Você pode doar na hora do ofertório, durante as Missas ou fazer depósitos nas caixas de coleta, mas não se trata de um compromisso fixo assumido com a sua comunidade, e sim uma manifestação de amor, caridade e confiança.
Cada vez mais católicos se conscientizam da importância do dízimo e das ofertas. É bom encontrar a igreja limpa, bem equipada e tudo funcionando bem. Mas, infelizmente, muitos se esquecem de que, para isso, todos precisam colaborar! Somos a família do Senhor, e a igreja é a casa de todos nós. Contamos com o seu desejo de viver comunidade: aceite o chamado do Pai Eterno e diga sim ao compromisso de levar adiante os trabalhos evangelizadores da paróquia da qual você faz parte. Informe-se sobre como se tornar um dizimista. Faça a sua parte!
“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

terça-feira, 6 de março de 2012

VOCÊ SABE O QUE É YOUCAT?

http://youtu.be/IB5bgvvZRzo

Chamado também de Youcat (abreviação de Youth Catechism), o Catecismo Jovem da Igreja Católica chega às mãos dos leitores brasileiros. A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas.

O livro é dividido em quatro partes ("Em que Cremos", "Como Celebramos?", "A Vida em Cristo" e "Como Devemos Orar") e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.