sexta-feira, 20 de abril de 2012

QUINTA-FEIRA NO GRUPO DE ORAÇÃO OS 10 MANDAMENTOS

Na noite de ontem, como de costume, houve encontro do Grupo de Oração Rainha da Paz. As reflexões estão sendo feitas sobre os 10 mandamentos da lei de Deus, sendo que ontem Pe. Cláudio esclareceu sobre o sexto mandamento: Não pecar contra a castidade.
“A Igreja vê a castidade como um dom, uma graça, uma questão de respeito mútuo entre homens e mulheres. No entanto, hoje em dia na sociedade quem prega a castidade é considerado careta, as pessoas não entendem o verdadeiro significado deste mandamento”, enfatizou o padre.


E ainda acrescentou, “Este mandamento talvez seja um dos mais difíceis de viver hoje em dia, por causa das mídias do mundo que exaltam a sexualidade de uma forma errada, os pais precisam conversar com seus filhos e explicar as conseqüências de uma sexualidade errada”.

Para encerrar, as crianças do Grupinho de Oração apresentaram uma música com coreografia sobre seu amiguinho Jesus. Parabéns a todos!



acesse: http://aparecidasideropolis.blogspot.com

sábado, 14 de abril de 2012

PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO

Que é o homem sem o Espírito de Deus? Obra morta condenada ao fracasso, corpo sem vida. É o Espírito Santo que possibilita ao homem a reinstalação no paraíso, a subida de novo aos céus, o retorno a adoção de filho. Ele que nos permite chamar Deus de Pai, que nos faz adentrar no mistério de Cristo morto e ressuscitado, nos faz tomar parte na glória.
Esta é a mística de Pentecostes: Deus em nós! O Espírito de Deus é enviado ao nosso espírito. Isto é a graça! Deus mora em nós e nos possibilita a viver como homens espirituais!
Ele é o Consolador perfeito e o Advogado dos pobres! O ardor poderoso do Espírito retira as almas tíbias do abismo da morte. Ele é, conforme a mais antiga definição de fé da Igreja, o “Senhor que dá a Vida”.
Espírito escondido na criação, anunciado pelos profetas, prometido por Cristo é o mesmo Espírito derramado em abundância sobre os apóstolos e a Igreja que nascia como nos descreve o Livro dos Atos dos Apóstolos. Pentecostes não acabou! É um movimento divino permanente! Enquanto houver um homem que precise da força de Deus, o Espírito deseja ser derramado sobre esta alma. Espera apenas um convite: “Vem!”
Nossa união com o Espírito Santo é absolutamente real, a tal ponto de tornar-se Ele verdadeiramente “nosso”. Ser movido pelo Espírito é, com efeito, atingir uma intimidade com Cristo e o Pai, que de outra maneira nunca seria adquirida. É preciso aproveitar este derramamento do Espírito e este tempo pentecostal que vivemos tão fortemente na Igreja de Cristo no início deste novo milênio. Visitados, inundados e transformados pelo Espírito queremos sempre permanecer. Como Elena Guerra, queremos orar: “Que minha vida seja um constante nascer e renascer no Espírito”.
Aproveite bem o Pentecostes que Deus vai derramar este ano sobre você. Este é o meu desejo!

domingo, 8 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

A Ressurreição de Cristo é a nossa esperança!


A Ressurreição de Cristo é a nossa esperança! “Resurrectio Domini, spes nostra".
É isso que a Igreja proclama hoje com alegria: anuncia a esperança, que Deus tornou inabalável e invencível ao ressuscitar Jesus Cristo dos mortos; comunica a esperança que ela traz no coração e quer partilhar com todos, em todo o lugar, especialmente onde os cristãos sofrem perseguição por causa da sua fé e do seu compromisso em favor da justiça e da paz; invoca a esperança capaz de suscitar a coragem do bem, mesmo e sobretudo quando custa. Hoje a Igreja canta «o dia que o Senhor fez» e convida à alegria. Hoje a Igreja suplica, invoca Maria, Estrela da Esperança, para que guie a humanidade para o porto seguro da salvação que é o coração de Cristo, a Vítima pascal, o Cordeiro que «redimiu o mundo», o Inocente que «nos reconciliou a nós, pecadores, com o Pai». A Ele, Rei vitorioso, a Ele crucificado e ressuscitado, gritamos com alegria o nosso Aleluia!” (Trecho da Mensagem Urbi et Orbi do Santo Padre Bento XVI para a Páscoa de 2009).


Desejamos á todos os servos, partcipantes da Gpo Rainha da Paz, RCCBrasil e visitantes deste blog...Feliz Páscoa! Muitas bençãos.

FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR II

Aleluia!!!

Hoje celebramos o dia glorioso em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos para nos oferecer a vida eterna! Sim! Aleluia! Mas... O que significa dizer isso, mesmo?

Com certeza muitos estão satisfeitos hoje com seus ovos e coelhos de chocolate, coelhinhos de pelúcia e outros bichos. Satisfeitos em presentear amigos, namorada(o)s, familiares... Mas... estarão tão satisfeitos por desfrutar dessas alegrias passageiras quanto aqueles que conhecem o verdadeiro sentido deste dia? E você, comeu hoje ovos de chocolate ou se alimentou da Palavra de Deus? Entristeceu-se por causa de algum problema temporal ou enfermidade, ou se alegrou com Aquele que ressuscitou e está Vivo?

Dizia o filósofo ateu Friedrich Nietzsche: “Não é verdade que Cristo ressuscitou, porque, se fosse, os cristão teriam outra face”. - Faz pensar, não é? Será que a nossa face é a face de um cristão ressuscitado? É a face extremamente feliz e realizada de uma pessoa que "vive, se move e existe em Deus", como falou o Apóstolo Paulo (Atos 17, 28)? A experiência da Ressurreição não deveria ser a transfiguração da nossa face, - e não só da nossa face, mas também (e principalmente) do modo como vemos as coisas? Do modo como vivemos? Como nos realacionamos com os outros? Uma experiência que nos transforma em "outros Cristos" no mundo? Não deveria nos tornar, a cada um de nós, verdadeiras "imitações do Senhor", que se aperfeiçoam um pouco mais a cada dia, a cada nova participação no Corpo e Sangue do Senhor Ressuscitado?

Se Jesus ressuscitou, se é verdade que nós somos o seu Corpo Místico neste mundo, do qual Ele é a Cabeça, então nós não deveríamos ver e viver a vida de um modo diferente? Sim, porque se a Cabeça já está na Luz, nós então devemos caminhar na certeza, porque estamos seguros da vitória e do triunfo da vida sobre a morte. Devemos, pois, ressuscitar todos os dias, buscar uma nova alegria de viver a cada momento, mesmo nas dores e angústias deste mundo.


"Isso é mais fácil de falar do que de fazer", podem pensar alguns. Mas não foi exatamente por isso que o Senhor chamou cada uma de nós a tomarmos a nossa própria cruz e segui-Lo? Qual é a sua cruz? Você sabe muito bem, não sabe? Pois bem: tome-a, com alegria, e siga o Caminho que é o próprio Cristo. Nossa mãe santíssima e todos os santos e santas que já viveram e vivem, seja neste mundo ou agora no Céu, caminham ao seu lado, e à nossa frente, Jesus! A vitória sobre o mundo, sobre o pecado e sobre a morte, é certa. Jesus ressuscitou, e nós com Ele! Aleluia! Feliz Páscoa da Ressurreição do Senhor!


gporainhadapaz.blogspot.comgporainhadapaz.blogspot.comrainhadapaz.blogspot.com

sábado, 7 de abril de 2012

SÁBADO SANTO: JESUS DESCEU A MANSÃO DOS MORTOS






«Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme. A terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos [...]. Vai à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro da morte. Ele que é ao mesmo tempo seu Deus e seu filho [...] "Eu sou o teu Deus, que por ti me fiz teu filho [...] Desperta tu que dormes, porque Eu não te criei para que permaneças cativo no reino dos mortos: levanta-te de entre os mortos; Eu sou a vida dos mortos"» (541).Antiga homilia para Sábado Santo: PG 43. 440.452.461 [ Sábado Santo, 2ª Leitura do Ofício de Leituras: Liturgia das Horas, s. 2 (Gráfica de Coimbra 1983) p. 454-4551.


Nosso Senhor Jesus Cristo para nos remir, padeceu no corpo e na alma os maiores suplícios. Podemos pelos Evangelhos, percorrer sua dolorosa Paixão e constatar que grande amor nos tinha Ele, para sofrer assim. Para satisfazer a grande ofensa feita a Deus, veio ao mundo para morrer como vítima eficaz e agradável, nos merecendo o perdão dos pecados. Para tanto desceu do céu, se encarnou no seio da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, e não se prevalecendo de Sua igualdade com Deus, “se fez” homem, constituído de alma e corpo, - por conseguinte, possuiu tudo o que o homem pode possuir, exceto o pecado -, se fez escravo, obedecendo à santa vontade do Pai que era salvar os homens. Era homem perfeito sem pecado e Deus perfeitíssimo, por ser a segunda pessoa da Santíssima Trindade criadora, salvadora e santificadora. Uma pessoa com duas naturezas, uma divina e uma humana. Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
gporainhadapaz.blogspot.comgporainhadapaz.blogspot.comgporainhadapaz.blogspot.comgporainha

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEXTA - FEIRA DA PAIXÃO



Hoje é um dos dias mais importantes e emblemáticos de todo o calendário cristão. É o dia de celebrar o Sacfifício Redentor de Jesus Cristo pela salvação de nossas vidas. Por isso mesmo, é triste observar certas comunidades católicas que caem na monotonia, que celebra seus momentos e datas mais importantes sem emoção, sem entrega verdadeira e sem entrar no espírito da celebração. Isso é válido para todos os momentos do Calendário Litúrgico, e mais ainda na ocasião da Páscoa do Senhor, o momento máximo da Igreja.

Do primeiro dia do mês de abril de 2012, Domingo de Ramos, até o dia 8, que é o Domingo da Páscoa do Senhor, toda a Igreja vem celebrando a Semana Santa. É uma ocasião simplesmente maravilhosa para renovarmos a nossa espiritualidade e a nossa fé em Jesus Cristo! É uma semana que começa contemplativa, segue introspectiva e se encerra em festa.

Na expectativa do Domingo da Páscoa e da Ressurreição do Senhor, vivemos quarenta dias de contrição, interiorização e penitência, para comemorar enfim a grande Vitória sobre o pecado e a morte. Vencendo as forças das trevas, Jesus ressurgiu triunfal, para nos garantir a vida eterna! Mas antes do momento de celebrar a nossa alegria cristã, por sermos católicos e por termos sido feitos filhos de Deus, precisamos viver a Sexta-Feira da Paixão do Senhor.


Este é ainda o primeiro dia do Tríduo Pascal. O que Jesus realizou ontem nos ritos da Santa Ceia, Ele hoje realiza na dureza e angústia da Cruz: entregou-se totalmente por nós, consumou por nós a sua vida, numa total entrega ao Pai, para nos reconciliar com Deus. Hoje não é dia de reuniões festivas nem de se empanturar com bacalhoadas e se entregar ao consumo das bebidas alcólicas. Hoje, o verdadeiro cristão católico jejua e se abstem de carne. Hoje não se celebra a Eucaristia, mas, pelas 15 h, os cristãos se reunem em santa assembléia para fazer memória da Paixão e Morte do Senhor, exaltando a Santa Cruz. Que o dia de hoje, que é santíssimo, seja de silêncio, oração e penitência. São as leituras do dia:# Is 52,13 – 53,12
# Sl 30
# Hb 4,14-16; 5,7-9
“Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”
A Liturgia de hoje é solene e dramática. O Altar é desnudo; nenhum ornamento... Quase não há palavras para exprimir o Imenso Mistério que celebramos: o eterno Filho, Deus Santo, Vivo e Verdadeiro, nesta tarde sacratíssima, por nós se entregou ao Pai, em total obediência, até à morte, - e morte de cruz! Para contemplar o Mistério hoje celebrado, tomemos, então, com temor e tremor, as palavras da Epístola aos Hebreus, que escutamos.


“Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu”. Eis aqui uma realidade que jamais poderemos compreender totalmente! O Filho Eterno, o Filho que viveu sempre na intimidade do Pai, o Filho infinitamente amado pelo Pai no seu caminho neste mundo, aprendeu a descobrir, a cada dia, a vontade do Pai Celeste e a ela obedecer! Mais ainda: esta obediência lhe custou lágrimas, angústias, humilhação, dores e sofrimento extremo! Toda a existência do Senhor Jesus foi uma total dedicação ao Pai, uma absoluta entrega, no dia-a-dia, nas pequenas coisas... Jesus foi procurando e descobrindo a vontade do Pai nos acontecimentos, nas pessoas, nas Escrituras... E pouco a pouco foi percebendo que esta Vontade ia levá-lo à cruz. E Ele, nosso Deus Salvador, Poderoso e Forte, e ao mesmo tempo doce, manso e humilde de coração, foi se entregando, se esvaziando, se abandonando por Amor a cada um de nós...

“Abba! Pai! Tudo é possível para Ti: afasta de mim este cálice; porém não o que eu quero, mas o que Tu queres!” (Mc 14, 36). Para o Senhor Jesus Cristo, como para nós, a Vontade do Pai muitas vezes pareceu enigmática, e Ele teve que discerni-la e descobri-la entre trevas densas e dolorosas. Mas, ao fim, como nos comove a entrega total do Cristo: “Pai, em tuas Mãos entrego o meu Espírito!” (Lc 23, 46). Em tuas Mãos, amado Pai, eu me abandono! Para nós, o Filho é modelo e caminho de amor ao Pai. Ser cristão é entregar-se ao Senhor Deus como ele se entregou. E esta entrega total foi por nós: “Cristo, por nós, fez-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8).

Quantos traidores Cristo tem hoje, entre aqueles
que "comem do mesmo prato" que Ele?


“Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Isto é, tornado perfeito na obediência, consumando toda a sua existência humana de modo amoroso e total, entregando-se ao Pai por nós, ele se tornou causa da nossa salvação! Vede, irmãos: não se oferece mais ao Pai sacrifícios de vítimas irracionais e impessoais! Agora é o próprio Cordeiro santo e imaculado que, com todo amor do seu coração, com toda dedicação de sua alma, se oferece livremente por nós todos! Por isso ele “tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”, isto é, desde que nós entremos na sua obediência e dela participemos na nossa vida. Entremos nessa obediência bendita e amorosa do nosso Senhor: façamos de nossa vida uma entrega total ao Pai com Jesus: entrega de nossos atos, de nossos pensamentos, de nossos afetos, de nossos negócios, de nossa vida familiar e profissional, de nossas decisões e escolhas, de nossas relações humanas... Tudo, absolutamente tudo, ofereçamos ao Pai com Jesus e por Jesus e entraremos na salvação que nos trouxe por sua cruz! Nesta santíssima Sexta-Feira da Paixão, somos convidados a não somente contemplar, admirados, a entrega total do Filho ao Pai amado, mas também somos chamados a participar dessa mesma entrega. É assim que Cristo é causa de salvação para nós!

Senhor Jesus, que o teu sublime exemplo de amor ao Pai e a nós, nos comova e converta o coração, tire-nos da preguiça espiritual e de uma vida cristã morna e falsa! Senhor, obrigados por tão grande prova de amor a nós e ao mundo todo! Obrigados por tuas dores, obrigados por tua cruz, obrigados por tua morte e por tua sepultura!


Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo!


Com o exercício da Via Sacra, recordamos as dores que nosso Redentor sofreu no caminho, do Pretório de Pilatos, onde foi condenado à morte, até o Monte Calvário, onde, por amor a nós, foi sacrificado na Cruz. Quando rezamos a Via Sacra, percorremos o caminho doloroso do Calvário, que Jesus enfrentou em silêncio, até a morte tenebrosa, por nossa salvação.

Na Via Sacra, Cristo carregou as culpas das pessoas de todos os tempos e lugares. Mas Jesus ainda continua sendo torturado e crucificado por homens que se deixam guiar por suas paixões, pela ignorância, pela ganância desmedida, que se deixam seduzir por falsos profetas que adoram o dinheiro como único deus e ensinam que o Evangelho se resume a uma espécie de manual para alcançar prosperidade.

Porém, se sobre os ombros do Senhor pesou a Cruz do sofrimento de toda a humanidade, ela também representa a nossa vitória final. Sua Cruz deve se refletir em nossas vidas e em todas as nossas obras, seja em nível pessoal ou profissional, sejamos nós ricos ou pobres. Os homens que prendem, amarram, escarnecem e espancam Jesus simbolizam todas as nações, classes e raças do mundo, quando não o ouvem. São a nossa imagem, quando não procuramos fazer a nossa parte como cristãos.

A Vida Eterna, porém, não nos é imposta: se Cristo não é acolhido, não dá fruto em nós, nesse caso seu Sangue foi derramado inutilmente. Jesus tomou tudo a Si e em Si, pelo bem de todos. Nossa parte é acolhê-lo verdadeiramente, profundamente, em nossos corações e almas. É este o meio de morrermos com Ele para as dores e frustrações deste mundo e renascermos para uma Eternidade de Amor e Luz.

SABE POR QUE JESUS CHOROU?

Sabe porque Jesus chorou?

Aos 33 anos Jesus foi condenado a morte...

A "pior" morte da época.

Somente os piores criminosos da época morreram como Jesus morreu.

E com Jesus ainda foi pior porque nem todos os criminosos naquela

punição receberam cravos nos membros...

Sim... Foram cravos e não pregos....

Cada um deveria ter cerca de 15 a 20 cm, com uma ponta com 6 cm e a
outra ponta pontiaguda.

Eles eram enfiados nos pulsos e não nas mãos como é dito.

No pulso, há um tendão que vai ate o nosso ombro...

Quando os cravos foram enfiados esse tendão se rompeu sendo que Jesus era obrigado
a forçar todos os músculos de suas costas para não ter os seus pulsos rasgados.

Sendo assim, não podia forçar tanto tempo porque perdia todo o ar de
seus pulmões.

Desta forma, era obrigado a se apoiar no cravo enfiado em seus pés,que por sua vez
era maior que os das mãos porque eram pregados os dois pés juntos.

Já que seus pés não agüentariam por muito tempo, senão rasgariam também,
Jesus era obrigado a alternar este "ciclo"simplesmente para
conseguir respirar.

Jesus agüentou esta situação por um pouco mais de 3 horas.

Sim, mais de 3 horas...

Muita coisa não???

Alguns minutos antes de morrer Jesus não sangrava mais.

Simplesmente saia água de seus cortes e machucados.

Quando imaginamos machucados, imaginamos simples feridas, mas
não, os dele eram verdadeiros buracos, buracos feitos em seu corpo...

Ele não tinha mais sangue para sangrar.

Portanto, saía água.

Um corpo humano é composto de aproximadamente 8 litros de sangue (um adulto).

Jesus derramou 8 litros de sangue, teve três cravos enormes enfiados nos membros,
uma coroa de espinhos enfiados na cabeça e teve um soldado romano que
enfiou uma lança em seu tórax, sem falar de toda a humilhação que passou,
após ter carregado a sua própria cruz por cerca
de dois quilômetros, com pessoas cuspindo em seu rosto e atirando pedras em seu
corpo (a cruz pesava cerca de 30 kilos...só a parte em
que lhe foram pregadas as mãos).

Isso tudo para que você tivesse um livre acesso a Deus...para que você
tivesse todos o seus pecados "lavados"...

Todos eles, sem exceção!

Não ignore essa situação...

ELE MORREU POR VOCÊ...

Você mesmo, que está lendo este artigo...

Não fique achando que ele morreu pelo outros, por só aqueles que vão a

alguma igreja ou por aqueles monges, padres, pastores, bispos, etc...

Sim, Ele morreu por você também.

JESUS É A ÚNICA SALVAÇÃO PARA O MUNDO.


Se este artigo te tocou de alguma forma e você

acredita que Deus tem planos pra você, então mostre a todos que você

acredita em tudo isso e mande para quem conheça, mostrando tudo o

que ele passou unicamente para mostrar a Salvação.

Pense nisso agora!!! Deus abençoe nossas vidas!!!!!!

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

JESUS CHOROU



Jesus chorou!Você já se perguntou por que? Jesus chorou!Você sabe a razão? Chorou o Rei dos reis?
Não foi por raiva, como nós algumas vezes choramos.
Também não foi por alegria, como já muitos chorarem.
Nem tampouco por derrota, pois jamais foi derrotado, nem mesmo a morte o derrotou, antes Ele a ela.
Lágrimas verteram de seus olhos.
Olhos que sempre se voltaram ao pobre necessitado, ao sofredor injustiçado, ao desesperado que o buscava talvez como última esperança.
Olhos que transmitiam verdade e amor.
Porque esses olhos agora choravam.
Algum motivo deveria existir. E para mim existe!
Jesus chorou, pelos pecados que cometo sem me arrepender, pelas injustiças que vejo e não denuncio, pela dor do irmão que deixo de aliviar, pela porta que fecho aos que me pedem não só pão, mas amor
Ele chorou...Ensinou-me o significado, o valor da pequenina lágrima que lava a alma, que tem o poder de aliviar a mágoa e dar consolo ao coração inflamado de dor, que faz bem a quem a deixa cair livremente.
Chorou, para que eu também possa chorar sem me envergonhar, chorar por alguém que parte para o além, juntar minhas lágrimas a do próximo que está a gemer só em sua aflição.
O Mestre chorou, por ter se tornado pessoa como eu, pobre como eu, por ter amado a mim.
Hebreus 5:7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade…
Mateus 23:37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quiseste.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEMANA SANTA E A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

Ele institui a Eucaristia

jesus-eucaristia
Era uma quinta-feira ás vésperas da páscoa dos Judeus. O Mestre convocou os seus discípulos para celebrar os rituais prescritos por Moisés reunindo-os no cenáculo de Jerusalém, aquela “sala de cima” que ficaria tão famosa e exaltada por toda a cristandade.
Em meio a refeição, o Senhor Jesus quebra o protocolo, surpreende a todos e sela de uma vez para sempre a sua missão e aliança definitiva.
Tomando um receptáculo com água e uma toalha à cintura, ajoelha-se e lava os pés dos seus amigos, lembrando-nos de que se quisermos subir às alturas de onde Ele veio e voltará, devemos descer às profundezas da humildade, ou quem sabe, da humilhação.
Através de uma ordenança, institui o sacerdócio neo-testamentário e em seguida desvenda o segredo mais profundo e sonhado pelo Pai da eternidade, ou seja, o de salvar do pecado e do maligno a todas as suas criaturas, oferecendo o Seu próprio filho unigênito, sacrificando-o em substituição aos cordeiros imolados das prescrições pascais, tornando-se Ele mesmo o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Ao anunciar portanto a sua morte eminente e para eternizar esse momento e manter sempre atualizado esse sacrifício suficiente e definitivo, ele institui a Eucaristia, ou seja, sua presença indubitável até a consumação dos séculos sob as aparências do pão e do vinho que, uma vez consagrados, seriam agora o corpo e o sangue do Senhor.
Com toda a dor e angustia dos seus discípulos ao constatarem tudo isso, não perceberam que Jesus estava apenas lhes dizendo: Até breve. Pois, sua ressurreição também estava incluída nos planos do Pai de toda a Glória.
Portanto, nesta quinta-feira santa, nos encontraremos ao redor da mesa do Senhor para revivermos todo esse mistério e novamente ouvi-lo dizer: ATÉ BREVE.
____
Dr. Paulo Mazzoni
Psicólogo e Pregador da Renovação Carismática Católica.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

SINAIS, GESTOS E SÍMBOLOS DA MISSA




Sinais, Gestos e Símbolos da Missa

Desde os primeiros séculos, os cristãos sentiram a necessidade de expressar seus louvores a Deus através de gestos, símbolos e sinais que fossem compreensíveis a todas as pessoas. Assim, com o passar dos séculos, a Liturgia da Missa se desenvolveu e se enriqueceu.
Para aproveitar as inúmeras graças concedidas durante a Missa, todo fiel deve tentar conhecê-la melhor e não simplesmente repetir o que os outros fazem ou dizem, sem saber o porquê. A Missa compreendida pode ser mais amada e muito bem amada! No entanto, ninguém ama aquilo que não conhece e, dessa forma, acaba por não se beneficiar tanto quanto poderia...
Gestos, Símbolos e Sinais
Assim como toda a nossa vida, também a Missa é formada por diversos gestos, símbolos e sinais. São meios humanos de se expressar o louvor e a adoração que podemos prestar a Deus, além de nossas súplicas. Obviamente, tudo isso possui significado específico dentro da Missa. Devem ser feitos de maneira lúcida e não de qualquer modo; em caso contrário perdem o seu grande valor: quando fazemos algo sem saber seu significado e seu motivo, que valor poderá ter para Aquele a quem é dirigido? Portanto, toda Liturgia é formada por estes três elementos: Sinal, Símbolo e Gesto.
Sinais
Sinal é o que nos faz lembrar ou que representa algo, seja um fato ou um fenômeno presente, passado ou futuro. Podemos dizer que o sinal ou figura é sempre menor que o seu significado. Por exemplo: quando colocamos galhos ou ramos de árvores em uma curva na estrada, alertamos aos outros carros que pode haver um acidente ou veículo parado na estrada, logo após a curva. Um outro exemplo de sinal, dentro do ambiente cristão, é o uso da vela: a chama de uma vela acesa pode significar a Luz Divina ou a vida eterna, que nunca se acaba. Observe que ambos os exemplos são de conhecimento universal.
Símbolos
O símbolo, ao contrário do sinal, exige um conhecimento especial prévio. Pode não representar nada para as pessoas que não convivem num determinado meio ou não pertencem a certo ambiente. Os primeiros cristãos desenhavam, além de cruzes, peixes nas catacumbas onde se escondiam da perseguição romana. Por que peixes? Porque a palavra "peixe", em grego (IXTUS), correspondia à abreviação da expressão"Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".
Gestos
Os gestos são movimentos que fazemos com nossos braços, mãos, pés, cabeça, etc., ou, ainda, com todo o nosso corpo, e que também possuem significados. Na Missa, os gestos devem ser sinceros, pois são dirigidos ao Sagrado. E quando todos fazem o mesmo gesto, demonstra-se a unidade da comunidade. Unir as palmas das mãos durante a oração significa súplica e entrega a Deus; ajoelhar-se pode significar adoração; inclinar a fronte significa concordância; elevar as mãos pode significar louvor e/ou ação de graças. Sentar-se com o tronco ereto e o corpo voltado para o Altar significa atenção.
Quando se evoca a Presença Real de Jesus Cristo na Comunhão Eucarística, é importantíssimo que você compreenda a maravilha e a magnitude do que ocorre naquele momento: o Apóstolo São Paulo diz que quem se aproxima indignamente da sagrada Mesa, come e bebe sua própria condenação (1Cor 11, 28-29): é difícil ser mais severo do que isso, e com toda a justiça. Quando o Corpo e o Sangue de Cristo forem elevados pelo sacerdote, adore e agradeça. Aproxime-se da Sagrada Eucaristia com reverência. É Deus mesmo que você vai receber!
Antes e acima de tudo, lembre-se: você deve participar na Santa Missa com alegria no coração, devoção, profundo amor e senso de gratidão. Você está participando no ritual da renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo para a sua salvação e de toda a humanidade. Nunca se esqueça do quão importante é isto!gporainhadapaz.blogspot.com

TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR EM ROMA

As críticas se devem a uma caricatura que fizeram da Igreja, e uma caricatura muito ma...l feita por sinal. Criou-se uma falsa imagem da Igreja, e é em cima desta que muitas pessoas investem.

Perseguir a Igreja é perseguir o próprio Jesus (At 9, 1-5).

Se as pessoas conhecessem verdadeiramente a Igreja, estes à amariam. A Igreja de Jesus não é meramente uma instituição ou uma estrutura. A Igreja é o Corpo de Cristo (Cf. Ef 4,4; 5,23; 1Cor 12,27; Rm 12,4-5; Cl 1,18.24).

Se as pessoas conhecessem em profundidade o significado do que está por trás das quatro notas (Uma, Santa, Católica e Apostólica), lutariam para estarem reunidas, unidas e congregando na Igreja. Muitos acham que “Católica” é uma placa, e não percebem o desígnio universal de salvação desejado por Deus.

A Igreja é a coluna e sustentáculo da Verdade (1Tm 3,15).

Quando mais mergulho nas Sagradas Escrituras, mais me encanto pela Igreja. Pois, encontro na Igreja dois mil anos de leitura, estudo, zelo e amor pela Palavra do Senhor.

Quando estudo a Grande Tradição Cristã percebo que a “Água Pura” continuou ao longo de toda a história saciando a sede mais profunda do coração humano. Também percebo que a doutrina, e de modo especial o catecismo, não apresenta uma simples teoria, mas um encontro com uma Pessoa que vive na Igreja, e que para facilitar esse encontro, o catecismo apresenta quatro grandes meios: profissão de fé, vida sacramental, vida moral e vida de oração.

Estou maravilhado com a Igreja, e cada dia a amo mais.

Sugestão de leitura: “Todos os caminhos vão dar a Roma” de Scott e Kimberly Hahn (Editora Diel)

domingo, 1 de abril de 2012

NOVENA E FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA, O QUE É?

“NOVENA à Misericórdia Divina que Jesus me mandou escrever e rezar antes da Festa da Misericórdia, Começa na sexta-feira Santa. (A Festa da Misericórdia Divina acontece no primeiro domingo após a Páscoa.)
Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à Casa de Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Por Minha parte, nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da Minha misericórdia. Cada dia pedirás a Meu Pai, pela Minha amarga Paixão, graças para essas almas.
Disse Jesus a Irmã Faustina:
“Pela recitação desse Terço agrada-me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz.
“….Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso”.
A Festa da Misericórdia
O Diário de Irmã Faustina contém pelo menos quinze ocasiões nas quais se refere ao pedido do Senhor para que fosse estabelecida em toda a Igreja, oficialmente, a “Festa da Misericórdia”. Ele disse:
“Desejo que a Festa de Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo o mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e castigos. (indulgência plenária) Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças.
Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como escarlate… A Festa da Misericórdia saiu das minhas entranhas… Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da minha Misericórdia.” (Diário nº.699)
Jesus também pediu que a Festa da Divina Misericórdia fosse precedida por uma Novena à Divina Misericórdia, a ser iniciada na Sexta-Feira Santa. Ele deu a Irmã Faustina uma intenção pela qual rezar a cada dia da Novena. Em seu diário, Irmã Faustina relata que Jesus lhe disse:
“Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai… Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas.” (Diário nº.1209)
http://aparecidasideropolis.blogspot.com