sábado, 31 de agosto de 2013

SER JOVEM, NÃO SE TRATA DE VIVER INSTANTES, MAS SIM, DE VIVER UMA VIDA…

SER JOVEM, NÃO SE TRATA DE VIVER INSTANTES, MAS SIM, DE VIVER UMA VIDA…


A fase da juventude é certamente uma das mais importantes da existência do ser humano
porque é a que decide a felicidade ou a infelicidade. Mais tarde o jovem colherá o que atualmente 
semeia, em outras palavras, esta fase é estratégica porque é o momento do germinar da liberdade. 
Perder esta fase, é perder tudo!

 

É por isso, que é preciso aprender a fazer bem as escolhas quando se começa a entrar 
nesta fase de maturidade. Não se pode esquecer que o adulto de amanhã, será aquele 
que o jovem de hoje preparou. Do uso que o jovem fizer de sua liberdade hoje, nascerá 
um projeto de vida que levará à felicidade ou à infelicidade, um jovem que não compreende isso, não é capaz de compreender nada de si mesmo.
Falar de jovens, é criar espaço para um assunto que é tão polêmico, mas ao mesmo tempo tão questionador: a sexualidade, que também envolve a afetividade. Sexualidade não é o ato sexual, mas sim a expressão máxima do ser masculino e feminino, com todo seu jeito de ser, seu cheiro, maneira de falar, etc. A sexualidade vai da ponta do dedão ao último fio de cabelo, passando pelo genital. Já a afetividade é a capacidade de estabelecer laços profundos de união com as pessoas, é a capacidade de amar. Amar o irmão, o amigo, o pai, a mãe, namorada, enfim…
Tudo isso envolve a palavra amor no seu pleno significado. É da essência do homem ser corpo e alma, e da mesma forma, alma e corpo ao mesmo tempo, é por isso que a sexualidade é tão importante, pois ela é o ponto de encontro entre o corpo e a alma, do instinto e da liberdade, do amor pelo outro e do amor por si mesmo.
É preciso preparar o seu eu, preparando a capacidade de amar que está dentro de você. O amor só é verdadeiro se for vivido ultrapassando a si mesmo, por isso você não pode viver a sua juventude nas ilusões de uma sexualidade desregrada e depravada, em outras palavras, só querendo satisfazer-se sexualmente. Se o amor é verdadeiro você saberá esperar a hora certa, e não simplesmente usar a pessoa como se fosse um copo descartável: usou, joga fora.
O amor é o encontro mais estreito possível entre um eu e um tu. Este amor só pode ser autêntico na relação Eu-Tu se o Eu esquecer-se para pensar no Tu. O amor precisa ser mais forte que o prazer, assim, você jovem descobrirá mais tarde que o prazer investido de amor torna-se grande alegria, mas é neste tempo preciosíssimo da juventude que precisa preparar esta alegria, fazendo hoje da sua sexualidade uma força que estará a serviço do amor.
Na área da sexualidade, existe o nível afetivo, sendo ele a chave de abertura para o amor, que é encontrado quando descobre o “outro”. Isso é um canal que pode levar ao namoro, importantíssimo tempo de encontro, de conhecimento, de afeto, mas sobretudo, de respeito que todo jovem deve experimentar como um Dom de Deus. É no namoro que se trilha um caminho para o matrimônio, e consequentemente para o ápice do amor que é o sexo como graça de Deus.
Existem várias maneiras de namorar, qual é a sua? Seu namoro será tentado por uma sexualidade perturbada? Ou será sereno, tranquilo e realizador?
Virgindade é valor, e não coisa do passado como alguns dizem. Infelizmente todos os valores essênciais para que o jovem chegue à plena realização, são substituidos por novos valores que são, na verdade, pura ilusão.
Posso testemunhar que o tempo da juventude, é um dos melhores tempos, pois é nesta fase da vida, quando as coisas estão tomando forma e lugar, que é possível comprometer-se a viver a integralidade da sexualidade plantada e regada no amor de Deus, pois é Ele quem nos dá a graça. Não será fácil, mas os esforços serão a moeda que paga a verdadeira felicidade. É preciso preparar esta felicidade e saber construí-la por mais que custe.
Na certeza de que Deus ajuda a olharmos para nós e para os outros como Dons do seu amor, precisamos nos colocar entre os hojes e amanhãs, tendo o cuidado de não alimentar a ilusão de que só o tempo presente conta. Ser jovem, não se trata de viver instantes, mas sim de viver uma vida. 

Termino aqui com uma frase de Dom Alberto que diz:
“É possível fazer compromissos definitivos”.