Ex-pastor Scott Hahn se converte à Igreja Católica
É muito bom estar com vocês. Eu nunca deixo a oportunidade de mostrar e
compartilhar por que eu me tornei um Católico, e como Deus trabalhou em
minha vida, na vida de minha esposa, e minha família.
Isso é o que eu gostaria de compartilhar com vocês agora. Começo com
uma experiência de conversão que eu tive na escola secundária. Eu não
cresci em uma família Cristã forte. Nós não fomos muito de igreja, e
assim eu não era muito religioso. O que Deus usou em minha vida era um
organização chamada Vida Jovem, sob a direção de Jack, uma pessoa que
muito me ajudou, na escola secundária de crianças.
Depois me ensinaram a amar a Deus e a ler a Bíblia. Até que eu estivesse
terminando a escola secundária, eu tinha lido a Bíblia duas ou três
vezes em sua totalidade. E eu tinha me apaixonado pela Bíblia Sagrada.
Como resultado disso me convenci de muitas coisas.
Primeiro, além de ler a Bíblia, Jack tinha compartilhado comigo de sua
própria biblioteca pessoal e os escritos de Martinho Lutero, João
Calvino, e me tornei um Cristão protestante convencido, não só um
Cristão com a bíblia, mas alguém que foi convencido que até 1500, o
Evangelho tinha estado perdido entre o período medieval, com
superstições e práticas pagãs que a Igreja católica tinha adotado. E
assim esta primeira convicção era ajudar meus amigos católicos para o
Evangelho de Jesus Cristo, lhes mostrar a Bíblia, e para mostrar para
eles que na Bíblia, você aceita Jesus como Salvador e isso era tudo. Não
Maria, não os Santos, não purgatório, não devoções etc.
Naquele tempo eu estava saindo com uma menina que era católica, e nós
estávamos ficando com um namoro sério. Mas eu imaginava que não havia
nenhum futuro em nossa relação se ela permanecesse católica. Assim eu
dei a ela, um livro de Loraine Boettner intitulado Catolicismo romano. O
livro era conhecido como a bíblia do Anti-catolicismo. Era quatrocentos
e cinqüenta páginas que a encheram de todos os tipos de distorções e
mentiras sobre a Igreja Católica. Mas eu não soube que na ocasião, eu
compartilhei isto de boa fé com ela. Ela leu do princípio ao fim. Ela
me escreveu dizendo, “obrigada pelo livro; Eu nunca voltarei contigo
novamente.” Eu figurei que se a” bolacha” na que eles estão adorando no
altar não é Deus, então eles são os idólatras, eles são os pagãos. Se o
Papa em Roma não é infalível, e sim um tirano. Ele é um simples ditador
espiritual.
O único católico em minha família em ambos os lados era minha amada
avó. Ela era muito quieta, muito humilde, muito santa, eu tenho que
admitir. Ela também era uma católica devota. Quando faleceu, os
pertences religiosos dela foram doados a meus pais. Então eu achei as
contas do rosário dela, e isto me fez ficar doente por dentro. Eu soube
que minha avó teve uma fé real em Jesus, mas sabia que tudo isso era
mau. Assim eu rasguei separadamente as contas do rosário. Eu pensei que
essas contas era uma cadeia e que afinal ela estava quebrada livre.
Isso era o segundo aspecto de minha própria perspectiva: que estas
pessoas poderiam ter alguma fé mas há pouco eram rodeados através de
mentiras, e assim eles precisavam amar a Bíblia.
Bem, depois de me formar na escola secundária, decidi não só
procurar o ministério mas estudar teologia. A decisão veio como
resultado do papel de pesquisa que eu escrevi no ano final dentro da
escola secundária. Eu escrevi um papel intitulado “Sola Fide”. Isso é
uma frase latina “Somente a Fé”. Era a frase que Martinho Lutero lançava
na Reforma protestante. Ele disse que nós estamos justificados, nós
estamos com Deus só pela fé, não por qualquer trabalho que poderíamos
fazer. E para ele, isso era o artigo em qual a igreja estava em quedas. E
por causa disso, a Igreja Católica caiu.. E assim eu entrei na
faculdade com esta forte convicção.
Anos de faculdade
Nos meus quatro anos de faculdade, estudei profundamente a Filosofia,
Teologia, Bíblia e Economia. Assim durante esses quatro anos eu me
dediquei a alcançar as crianças que não souberam de Cristo, e eu
confesso que esta categoria incluiu as crianças católicas na escola
secundária onde eu trabalhei porque eu olhei para estas pobres almas de
que realmente não souberam de Jesus Cristo. Eu descobri depois de
vários estudos da Bíblia que não só estas crianças, mas praticamente
todo católico adulto que encontrei não sabia o que a Igreja católica
ensinava. Assim conseguindo que eles vissem a Bíblia, estava como
apanhar patos em um barril. Eles não estavam prontos, eles eram
desarvorados, eles eram indefesos.
No meu terceiro ano de ministério na Vida Jovem, eu perguntei para a
menina mais bonita no campus, se ela me ajudaria trabalhando a localizar
estas crianças, e ela disse “Sim.” Nós trabalhamos juntos durante dois
anos, ás vezes nós discutimos vários modos e meios para alcançar estes
crianças. Mas nós crescemos respeitando um ao outro de forma que ao
término dos quatro anos de faculdade, eu fiz a pergunta. E a maior coisa
que ela já disse foi “Sim.” Nós nos casamos. Tivemos a mesma visão,
fizemos ministério junto, compartilhamos as boas notícias de Cristo.
Anos de seminário
Fomos para um seminário uma semana depois do nosso casamento. Depois de
três anos eu me formei sendo o primeiro lugar de minha classe. Eu digo
fora de qualquer orgulho, como eu procurei meus estudos com um tipo de
vingança. Pessoas que me conheceram no seminário, me conheceu por ser
bastante intenso. Eu gastava todo tempo lendo a Bíblia estudando os
livros sobre Bíblia. Kimberly e eu tivemos uma grande experiência de
três anos. Mas muitas coisas aconteceram no caminho que eu preciso
relacionar porque em retrospecto eu os vejo como experiências.
A primeira coisa era um curso que Kimberly fez no primeiro ano, uma
classe que eu tinha levado antes de Éticas Cristãs. Dr. Davis formou
pequenos grupos de forma que cada grupo poderia estudar um tópico. Havia
um grupo em aborto, um em guerra nuclear, um em pena de morte. Ela
anunciou que estava em um grupo dedicado a estudar contracepção. Eu me
lembro de pensamento na ocasião, “Por que contracepção? “
Ela disse, “Bem, três outros se inscreveram para isto e nós tivemos
nossa primeira reunião hoje”. Fulano de tal anunciou os resultados de
nosso estudo. Ele disse, bem, todos nós conhecemos como protestantes,
que contracepção está bem. Ele anunciou que as únicas pessoas que se
chamam Cristãos que opõem ao controle de natalidade artificial são os
católicos, e a razão que eles fazem, é porque eles são corridos por um
Papa celibatário.
Bem, aquele tipo de argumentação realmente não impressionou Kimberly.
Ela disse, “esses são os melhores argumentos que você oferece?” e ela se
interessou pesquisando isto por conta dela.
Assim eu elevei o assunto e ela me deu um livro. Foi intitulado
Controle de natalidade e o Matrimônio por John Kippley. Eu comecei a ler
o livro com grande interesse para meu próprio estudo pessoal, com o
título de, “Controle de natalidade e a Convenção de Matrimônio”. Quando
eu abri o livro e comecei a ler, eu disse, “Espere um segundo,
Kimberly, este sujeito é um católico. Você espera que eu leia uma obra
católica? “
Bem, eu comecei a ler o livro. Passei por dois ou três capítulos e ele
estava começando a fazer sentido. Eu não queria francamente que ele
fizesse sentido algum. O Livro mostrava que o matrimonio não é só um ato
físico; é um ato espiritual que Deus tem projetado no matrimonio e é
sempre renovado. Terminei de ler o livro, e fiquei convencido.
Fiquei um pouco aborrecido, porque a Igreja católica era a única denominação, que sempre defendeu esses ensinamentos,
pois em 1930 a Igreja anglicana, que mantinha os mesmos ensinamentos,
quebrou esta tradição e permitia a contracepção. Antes de 1960 e 70,
minha própria denominação, a Igreja presbiteriana nos Estados Unidos da
América, não só endossou a contracepção, mas também o aborto, e isso me
intimidou.
Durante o ano final no seminário, aconteceu algo que representou uma
crise para mim. Eu estava estudando convenção e eu ouvi de outro
teólogo, que ensina no Seminário de Westminster. Eu ouvi um Pastor que
estava sendo acusado de heresia. Pessoas estavam sugerindo que a
heresia dele cresceu fora da compreensão da convenção. Ele estava
questionando a “Sola Fide”.
Eu o chamei no telefone e disse,. Mas porque você está duvidando de
Lutero e da doutrina “sola fide? “ Ele foi mostrar nesta discussão que
a concepção de Lutero sobre a justificação era muito restrita e
limitada. Isto tem muitas verdade, mas também perdeu muitas verdades.
Quando eu desliguei o telefone, eu procurei ver mais adiante os
ensinamentos de Lutero no qual, Deus é um juiz, e a convenção é uma cena
de sala de tribunal por meio de que todos nós somos os criminosos
culpados. Mas desde que Cristo levou nosso castigo, nós adquirimos a
retidão dele, e ele adquire nossos pecados.
Para Lutero, em outras
palavras, a salvação é uma troca legal, mas para Paulo em romanos, para
Paulo em Gálatas, salvação é muito mais que isso. Não é só uma troca
legal porque a aliança não aponta para uma sala de tribunal sobre um
quarto familiar hebreu. Deus não é só simplesmente juiz; e os
julgamentos dele são paternais. Cristo não é só alguém que
representa uma vítima inocente que leva nossos pecados, ele é o
primogênito entre muitos irmãos. Ele é nosso irmão mais velho, e ele nos
vê como fugitivos, como rebeldes que estão cortados da família de Deus.
A Nova Aliança não faz que Cristo troque em um senso legal; Cristo nos
dá a própria vontade de forma que nós realmente tornemos filhos de
Deus.
Assim concluí que a “Sola fide”
estava errada. Primeiro, porque a Bíblia nunca diz isso em qualquer
lugar. Segundo, porque Lutero inseriu a palavra “só” na tradução para o
alemão, embora ele soube perfeitamente bem que a frase “só” não estava
no grego. Em nenhuma parte o Espírito santo inspirou os
escritores da Bíblia para dizer que nós somos salvos só pela fé. Paulo
nos ensina que somos salvos por fé, mas em Gálatas diz que nós somos
salvos por fé e obras.
Então de repente nós adquirimos notícias que nossa mudança teoricamente
sobre contracepção tinha provocado uma mudança na anatomia de Kimberly e
fisiologia; ela estava grávida.
Pastor de uma Igreja em Virgínia
O telefone tocou. Uma igreja em Virgínia, uma igreja famosa: você é o candidato para pastorear, nós o queremos aqui”.
Na realidade nós lhe pagaremos bem de forma que você possa estudar 20
horas pelo menos por semana, Bíblia e teologia. “Nós queremos que você
nos mergulhe na Palavra de Deus”, e assim eu comecei.
A primeira coisa que eu fiz era lhes falar sobre a Aliança. A segunda
coisa era corrigir o engano deles E mostrar que Aliança significa a
família. A terceira coisa que eu fiz era mostrar que a família de Deus
faz sentido e que Deus é Pai, Deus é o Filho, e Deus pelo Espírito santo
nos fez uma família com Ele. A quarta coisa , era os ensinos sobre
liturgia e convenção e família na Bíblia. Eu sugeri que deveríamos ter a
refeição familiar, comunhão. Eu usei a palavra “Eucaristia.” Como nós
mudamos nossa liturgia, nós sentíamos uma mudança com a nova
experiência. Era excitante ver, e como eu lhes ensinei mais sobre a
Aliança, eles tinham sede para saber ainda mais.
O professor em um Seminário presbiteriano
Enquanto isso algo dramático aconteceu. Eu cheguei em um seminário, um
seminário presbiteriano, e perguntaram se eu ensinava cursos para
seminário que começa com Evangelho de João. Eu disse, “Seguramente.”
Assim eu comecei a compartilhar do Evangelho de João, sobre a família de
Deus, sobre o nascer de novo. Eu descobri em meu estudo que nascer não
quer dizer que é somente aceitar Jesus Cristo como seu Salvador. Mas
descobri o que Jesus quis dizer em (João 3) quando disse que você tem
que nascer novamente. Ele diz que tem que nascer da água e do espírito.
Eu ensinei que nascer é novamente um ato de Aliança, um sacramento, uma
renovação da Aliança que envolve o batismo.
Enquanto isso eu estava preparando meus sermões e algumas conferências à frente de (João capítulo 3).
Eu estava vendo também o capítulo 6. Lá eu descobri algo que nunca
tinha notado. Jesus disse a eles, “Verdadeiramente, eu digo, a menos que
você coma a carne do filho do homem e bebe o sangue dele você não terá
vida em você. Quem come minha carne e bebe meu sangue tem vida
eterna e eu o elevarei no último dia, pois minha carne é
verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida. Quem
come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele”. Eu
olhei para isto de dez ângulos diferentes.
Eu tinha sido treinado para interpretar isso em um sentido figurado;
Jesus está usando um símbolo. Mas o mais que eu estudei, o mais que eu
percebi que esta interpretação não faz sentido nenhum. Porque assim que
todos os Judeus ouvem o que Jesus diz, eles partem.
Até este ponto, milhares o estavam seguindo, e então de repente as
multidões ficam chocado com o que Ele diz, “Minha carne realmente é
comida, meu sangue é realmente bebida” e todos eles partem. Se Jesus
tinha pretendido falar em um modo figurativo, Ele teria sido obrigado a
dizer, “Pare, eu só quero dizer que isto é somente um simbolismo.” Mas
Ele não faz isso; ao invés, o que ele faz? Pergunta aos Apóstolos.
Pedro se levanta e fala; “Para quem iremos nós? O Senhor tem palavras de
vida eterna e nós viemos acreditar.” .
Como eu comecei a estudar isto, eu comecei a perceber uma coisa. Eu
descobri que Jesus nunca tinha usado a palavra “Aliança” em seu
ministério público. Ele economizou o tempo para instituir a Eucaristia e
disse, “Este Cálice é o sangue da nova aliança.” Eu comecei a ver por
que na Igreja primitiva durante mais de 700 anos, ninguém em qualquer
lugar duvidou do significado das palavras de Jesus. Todos os pais da
Igreja primitiva sem exceção levaram as palavras de Jesus acreditando e
ensinando na real presença de Cristo na Eucaristia. Eu estava
assustado.
Então de repente um episódio aconteceu numa noite em um seminário. Um
estudante diplomado,John, tinha terminado uma apresentação sobre o
Concílio de Trento. O Concílio de Trento, você recorda, era a respostas
oficial da Igreja para Martinho Lutero e a Reforma. Em uma hora e meia
ele tinha apresentado o Concílio de Trento dentro da luz mais favorável.
Ele tinha mostrado quanto os argumentos estavam de fato baseado na
Bíblia. Então ele virou o jogo. Os estudantes lhe perguntavam algumas
coisas, mas ele disse, “Posso eu fazer primeiro uma pergunta, Professor
Hahn?” Você sabe como Lutero
realmente teve dois slogans, não só a sola fide, mas a sola scriptura,
ou seja: . “Somente a Bíblia” minha pergunta é, onde a Bíblia ensina
isto? “
Eu olhei para ele com um olhar fixo em branco. Eu poderia sentir o suor que vinha a minha testa, mas eu disse, “John, isso é uma pergunta boba. Ele olhou para mim e disse, me “Dê uma resposta boba.” Eu
disse, “certo, eu tentarei.”. Eu disse, “Bem, (2 Timóteo 3,16) é a
chave: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para
repreender, para corrigir e para formar na justiça”
Ele disse, “Espere um segundo” aqui diz que a Bíblia é inspirada e
lucrativa; não diz que é SÓ a Bíblia. Nós precisamos de outras coisas
como oração, e então ele disse, que em (2 Tessalonicenses 2,15), Paulo
conta que eles têm que agarrar as tradições que Paulo os ensinou por
escrito ou através das palavras de boca. Eu não estava pronto. Eu disse, “Bem, algumas perguntas e respostas; eu lidarei na próxima.”
Eu penso que eles não perceberam o pânico que eu estava por dentro.
Quando eu dirigi para minha casa a noite, eu estava me perguntando, por
que eu nunca ouvi aquela pergunta? Por que eu não achei uma resposta?
No dia seguinte eu comecei a chamar os teólogos ao redor do país. Eu
lhes perguntaria, “Onde a Bíblia ensina a sola Scriptura? Onde a Bíblia
nos ensina que a Bíblia é a única autoridade ? ” Um homem na verdade
disse a mim, isso é uma pergunta boba que vem de você.” Eu disse, “Me dê
então” uma resposta boba. Eu estava tendo êxito. Um professor quem eu
respeitava, um teólogo de Oxford, disse a mim, “Scott, você não vai
achar na Bíblia uma prova para sola Scriptura porque não é algo que a
Bíblia demonstra“.
Outro amigo, um teólogo, me chamou e disse, “Scott, isso que estou
ouvindo, é que você está considerando a fé católica? ” Bem, eu realmente
não estou considerando a fé católica. “Então eu decidi fazer uma
pergunta. Eu disse, “Qual é a
coluna e o fundamento da verdade? “ E ele disse, “Scott, para todos nós é
a Bíblia.” Eu disse, “Então por que, em (1 Timóteo 3,15) diz que a
coluna e o fundamento da verdade é a igreja? “ Ele fiou em silêncio.
Eu disse, quantas igrejas dizem ser a coluna e o fundamento da verdade?
Eu só sei que a Igreja católica Romana ensina que ela foi fundada por
Cristo; e está ao redor durante 2000 anos e está fazendo algumas
reivindicações estranhas que parecem muito semelhante a (1 Timóteo
3,15).
Bem, neste momento eu não estava seguro. Eu peguei um telefone e chamei,
o presidente do seminário onde eu estava ensinando. Steve me pediu para
almoçar fora. Quando saímos para o almoço, eu estava muito assustado e
inseguro. Ele falou que as minhas classes iam tão bem, que deixaria
ensinar qualquer curso que eu quisesse. Pagaria até mesmo por um curso
de doutorado em teologia. Eu disse, “Onde se faz um curso desses por
perto? “ Ele disse, “Universidade católica.” Eu pensei, “Não, não, não.
Eu não quero estudar lá; eu estou fugindo dessa perspectiva no
momento.” Na realidade, ele disse, “Bem, você oraria sobre isto? “ Eu
disse, ” penso que você já sabe a resposta”.
Quando eu cheguei em casa, Kimberly estava esperando por mim e expliquei
a proposta do seminário e que não ia aceitar porque não estava seguro
do que eu ensinaria, porque nesse exato momento eu não estava seguro do
que a Bíblia estava ensinando. Ela caminhou até mim, e me deu um grande
abraço e disse, “Scott nós vamos ter que orar então.” Ela soube o que
significou: Significou a rejeição de um trabalho prospero como pastor
de uma igreja crescente.
De Assistente administrativo para Presidente de Faculdade
Nós não soubemos o que íamos fazer. Depois de muita oração, decidimos
que deveríamos mudar para a cidade de onde nós nos encontramos. Quando
mudamos, eu solicitei um emprego a vários lugares, mas a faculdade me
contratou como um administrador assistente do presidente. Durante dois
anos eu trabalhei lá, e me esforçava bastante durante o dia e a noite
sobrava um tempo para pesquisas detalhadas.
Em dois anos eu tinha lido vários livros, e comecei a ler os teólogos
Católicos pela primeira vez e os Estudantes da Bíblia. E eu estava
impressionado com as perspicácias deles, eram de acordo com minhas
próprias descobertas pessoais, descobertas inovadoras que eu estava
assumindo.
Às vezes eu mostrava as obras eruditas para Kimberly e dizia, “Ouça
isto, preste bem no autor.” Porque ela era de certo modo uma teóloga,
mas estava tão ocupada em cuidar das crianças que não tinha muita
energia. Mas ela sentava, enquanto escutava, eu diria, “Quem você pensa
que é? “ Ela disse, “fiquei emocionada! Isso parece um de seu sermões
em Virgínia.” Eu disse, “Isso é o Vaticano II, Isso é a Igreja
católica.” Ela disse, “Scott, eu não quero ouvir isso.” Eu disse,
“Kimberly, esta matéria-prima sobre liturgia é tão excitante. Eu não
tenho certeza, mas eu penso que Deus poderia ter nos chamando a se
tornar Anglicanos.” Ela olhou em meus olhos, e os seus encheram de
lágrimas e disse, “da igreja Anglicana! “ Ela disse, “eu sou uma
presbiteriana, meu pai é um ministro presbiteriano, meu tio é um
ministro presbiteriano, meu marido era um ministro presbiteriano, meu
irmão quer ser um. Eu não quero ser da igreja Anglicana.”
Eu me lembro que alguns meses depois de ler muito mais, uma noite eu
saí e disse, “Kimberly, eu não estou seguro, mas eu estou começando a
pensar que Deus poderia me estar chamando a se tornar um Católico
romano.” Este olhar de desespero aconteceu com ela. Ela disse, não “nós
não podemos nos tornar Episcopalianos? Qualquer coisa, menos católico.”
Ela começou a orar para alguém salvar o marido dela, algum professor,
algum teólogo, algum amigo.
Viagem direta para o Catolicismo
Finalmente aconteceu. Um dia, Gerry, meu melhor amigo de seminário, me
chamou. Ele era o único estudante, junto comigo, que segurou à velha
convicção protestante que o Papa era o anti-Cristo. Ele falou comigo uma
noite no telefone. Eu li a ele uma passagem de um livro de Bouyer. Ele
disse, “Emocionei, isso é rico e profundo. Quem escreveu isto? “ Eu
disse, “Louis Bouyer.”
“Bouyer? eu nunca ouvi falar dele, o que é
ele? “ Eu disse, “O que você quer dizer? “ Bem, ele é um Metodista? “
Eu disse, “Não”.“Ele é um batista? “ “Não.” “Eu quero dizer é Luterano? O
que é ele? ” Eu disse, “Bem, ele é um Cató—–. ” “Eu sinto muito” Eu
disse, “Ele é Cató—-romano “Espere um segundo, deve haver um erro,
Scott. Eu pensei que você disse que ele é católico.” Eu disse, “Gerry,
ele é católico, e eu tenho lido muitos livros católicos.”
De repente eu falei, “eu tenho lido Danielou, Ratzinger,
Lubac,Garrigou-Lagrange e Congar, e todos estes sujeitos tem uma riqueza
enorme; você tem que ler também”. Ele disse, “Reduza a velocidade. E
continuou, “Scott, sua alma pode estar em perigo.” Eu disse, “Gerry,
possa eu lhe dar uma lista de títulos? “
Ele disse, lerei,
qualquer coisa para o salvar deste tipo de armadilha. E eu lhe dei estes
títulos.” Eu disse, “Gerry, eu li todos, separe um deles, pelo menos
uma ou duas vezes”. E eu enviei isto a ele.
Depois, de um mês nós conversamos um longo tempo por telefone. Bem,
isto foi por três ou quatro meses. Nós falaríamos por telefone, duas,
três, às vezes quatro horas discutindo, teologia e Bíblia até três ou
quatro pela manhã. Uma noite minha esposa sentou na cama e disse, “Como
vai? “Me fale sobre isto. Eu disse, “Gerry ficou perplexo com a verdade
Bíblica e o avanço da Igreja católica”. Eu não pude ver ela enfrentar
isso, mas eu pude ver sua face no travesseiro começando a chorar.
Em pouco tempo Gerry me chamou e disse, escute,
eu estou um pouco assustado. Meus amigos também estão assustados. Nós
realmente deveríamos levar isto a sério. Eu falei com John Gerstner, um
teólogo Presbiteriano, anti-católico, para uma reunião de seis horas,
para um estudo aprofundado, começando pelo Velho Testamento em
hebraico, o Novo Testamento em grego, e documentos da história da
Igreja. Ao término de seis horas, Gerry descobrimos que a Igreja
católica nem mesmo tem necessidade de uma defesa. Ela está mais como um
leão. Nós apresentamos os ensinos da Igreja no contexto Bíblico, e ele
não tinha respondido nenhuma de nossas perguntas ou objeções.
Enquanto isso, eu enviei uma aplicação para Universidade de Marquette
porque eu tinha ouvido que tinham alguns teólogos excelentes. Fui
aceito, e consegui uma bolsa de estudos, comecei a visitar alguns padres
na área. Nenhum deles quis discutir minhas perguntas. Um deles na
verdade disse, “você está pensando em converter-se para o Catolicismo?
Não, você não quer fazer isso. Desde o Vaticano II nós desencorajamos
isso. A melhor coisa que você pode fazer para a Igreja é ser um bom
ministro presbiteriano.”
Três ou quatro encontros assim fiquei sem entender. Eu compartilhei isto
com Kimberly. Ela disse, “Você tem que ir a uma Escola católica onde
você pode estudar em tempo integral, onde você pode ter certeza que
acredita na Igreja católica.” Assim depois de muito oração e
preparação, nós nos mudamos para Milwaukee onde eu estudei dois anos de
tempo integral no programa doutoral deles.
Esses dois anos eram os anos mais ricos de estudo que eu já tinha
experimentado e o tempo mais rico de oração. Eu me achei dentro de
alguns seminários, entretanto, onde eu era de fato o solitário
protestante. Eu realmente desfrutei o tempo. Mas aconteceu duas coisas
no caminho.
Primeiro, eu comecei a pedir um rosário. Eu estava muito assustado, mas
procedi a rezar, e como rezei. Comecei a entender então os Católicos.
Logo veio em minha mente, que eu era uma criança de Deus. Eu não tinha
somente Deus como Pai e Cristo como meu irmão; mas eu tinha também uma
Mãe.
Um amigo meu que tinha ouvido que eu estava passando para a igreja católica me chamou um dia e disse:
“Você adora a Maria como esses Católicos fazem? “ Eu disse,“Eles não
adoram a Maria; eles honram a Maria.” “Bem, qual é a diferença? ” Eu
disse, me Deixe explicar. Quando Cristo aceitou o chamada do Pai para
se tornar um homem, Ele aceitou a responsabilidade para obedecer a lei,
a lei moral na qual é resumida os Dez Mandamentos. Há um mandamento
que diz, Honra seu pai e mãe. eu disse, “Chris, no hebreu original,
aquela palavra “honra”, kaboda, palavra hebréia pretende glorificar,
dar qualquer glória e honre você seu pai e mãe. Cristo cumpriu aquela
lei mais perfeitamente que qualquer humano dando a glória dele honrando
a Mãe. Tudo que nós fazemos no rosário, Chris, é imitar Cristo
que honra a Sua Mãe com a glória dele. Nós a honramos com a glória de
Cristo.
A segunda coisa que aconteceu foi quando fui a capela. Sentei na parte
de trás, e era um observador. Então um sino tocou e todos eles se
levantaram e a Missa começou. Eu nunca tinha visto isto antes.
A Liturgia da Palavra era rica. Eles leram a Bíblia, mais do que eu
pensei. Então a Liturgia da Eucaristia começou. Eu assisti e escutei
como o padre pronunciou as palavras de consagração. E eu confesso, a
última gota de dúvida escoou fora naquele momento. Eu olhei e disse,
“Meu Deus meu Deus.” Como as pessoas começaram a ir adiante para
receber a comunhão, eu fiquei alegre e o Senhor entrou em meu coração. O
Senhor é Deus e meu Salvador pessoal , mas agora eu penso que o Senhor
quer vir em meu corpo como também em minha alma até que esta comunhão
esteja completa.
O próximo dia que eu estava de volta, e o próximo, e o próximo. Eu não
pude contar a ninguém. Eu não pude contar a minha esposa. Mas em duas ou
três semanas eu estava com a cabeça erguida e sempre dizendo em meu
íntimo, ame o Cristo na Real Presença, no Santíssimo Sacramento.
Então um dia Gerry me chamou no telefone. Ele tinha lido centenas de
livros. Ele chamou para anunciar, “Leslie e eu decidimos tornar
católicos na Páscoa de 1986. “Depois que desliguei o telefone, eu disse,
“Kimberly, você nunca vai adivinhar o que Gerry e Leslie estão
planejando fazer.” “O que?” Eles vão se tornar Católicos na Páscoa de
1986. “
Eu soube que Kimberly me amou bastante e nunca me permitiu desobedecer
meu Deus e Salvador. Ela disse, “eu rezarei aproximadamente, mas eu
tenho que lhe falar, eu me sinto traída. Eu me sinto abandonada. Eu
nunca me senti tão só em minha vida. Todos meus sonhos estão morrendo
por causa disto.” Mas ela rezou, e Deus a abençoou, ela voltou e disse,
“Esta é a coisa mais dolorosa em minha vida, em nosso matrimônio, mas
eu penso que é o que Deus quer que eu faça.”
Na vigília da Páscoa de 1986, ela me acompanhou para a Missa de
vigília, que até este momento, eu já tinha recebido o batismo, primeira
comunhão, Confirmação. Quando eu voltei eu estava chorando, e eu pus
meu braço ao redor do dela e nós começamos a rezar. Deus disse a mim,
“Olhe, eu não lhe estou pedindo que se torne um católico apesar de seu
amor por Kimberly, porque eu a amo mais que você”.
Nós tivemos um terceiro bebê, Hannah. Quando Hannah foi concebida, eu
estava realmente assustado. Assustado por muitos razões mas nunca tão
assustado como numa manhã de domingo quando Kimberly estava grávida de
cinco meses. Estávamos na Igreja dela e na última estrofe do último
hino, ela se levantou e virou para mim. Ela estava branca como um
fantasma e disse, “eu não me sinto bem.” Ela se sentou e se deitou,e
não soube o que fazer, corri para um telefone público, e estava em um
pânico mas logo veio a ajuda e ela entrou no carro e fomos para o
hospital e a vida de Kimberly, e o bebê foram poupadas, e Hannah
nasceu.
Eu há pouco tive o senso que estávamos mais íntimos de Deus para o nosso
matrimônio, pois antes de Hannah nascer Kimberly me disse, “eu não
estou segura mas acho que Deus está me dizendo que Hannah vai ser um
criança de reconciliação. Eu não estava seguro do que isso
significaria.” Nós abraçamos e começamos a rezar sobre isto.
Depois que Hannah nasceu,
Kimberly me chamou. Ela disse, “penso que Deus quer que eu tenha a
Hannah batizado dentro da Igreja católica.” Eu disse, o que?
Ela disse, “eu não estou segura mas sim.” e nós passamos pela liturgia
do batismo. Como resultado desta celebração litúrgica do batismo, ela
fotografou a liturgia batismal e enviou à família e amigos. Mas ela
ainda não estava pronta para entrar nestes debates. Ela começou ler e
rezar.
Viagem para o Vaticano em Roma
Em Janeiro meu sogro me convidou a se juntar a ele e um grupo de
pessoas que estavam trabalhando contra a pornografia que se espalhava
pela Europa oriental. Nesta viagem, iríamos também ao Vaticano para
uma reunião e uma privada audiência com o Papa João Paulo II. Meu
sogro, presbiteriano auxiliar, me perguntou se eu queria conhecer o Papa
Eu disse, “Sim.” Assim no final de janeiro, além de ter podido se
reunir com o Papa também fui convidado o acompanhar na capela privada
dele em uma sexta-feira e participar da Missa matutina às 7:00 da manhã
onde fiquei alguns metros dele. Você poderia ouvir ele que reza com a
cabeça dele nas mãos dele, levando o peso do Igreja com todos seus
fardos no coração dele.
Como ele celebrou os Mistérios da Santa Missa, eu prometi para mim mesmo
de participar profundamente na Missa, compartilhar com meus irmãos e
irmãs, e agradecer a Cristo que nos deu uma incrível família, agradecer a
Santíssima Virgem Maria por ser nossa Mãe espiritual, ao Papa, João
Paulo II por ser um guia e um pai espiritual que nos conduz ao Pai
divino, agradecer aos santos que são nossos irmãos e são a família de
Deus.
“A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tim 3,15)
“Todo aquele que divide Jesus é um anti-cristo” (1 Jo 4,3)
Tradução: Jaime Francisco de Moura