quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

QUANDO AS PALAVRAS SE TORNAM ARMAS DE DESTRUIÇÃO?


Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer
homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar
seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’
deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser
condenado ao fogo do inferno.

O mandamento ‘não matar’ não se refere apenas a tirar a vida de uma pessoa, mas
também da violação dos comportamentos que ferem a integridade humana.

Quais são esses comportamentos?


Os insultos e as palavras duras machucam as pessoas. Na hora da raiva, humilhamos
o outro com nossas palavras. Podemos matar fisicamente, mas matamos muito mais
moralmente. Aquele que bate não sente a dor, mas quem recebe o tapa nunca se esquece
pois ficam as marcas e mágoas. Deus está nos falando da reconciliação com nossos irmãos.

Quem nós ofendemos?


Você que é filho, que fala com seus pais como se falasse com seus amigos na rua, Deus
tem escutado as lágrimas de mágoas que seus pais têm chorado. É dentro de casa que
começam as palavras duras, as palavras de insulto ao pai e à mãe. Algumas vezes
insultamos as pessoas pela aparência. Acolher uma pessoa é acolher Jesus.

Cuidado com as palavras!


Não insultemos, não façamos piada com a cara das pessoas. Quando um filho é
humilhado, humilha-se a família inteira. A Palavra de Deus é muito séria para nós
Ela nos exorta a não insultarmos.
É muito importante banirmos o insulto, a humilhação, o escarnecer de nossos lábios e atos.
Peçamos força ao Senhor, para que controlemos nossas palavras.

Controle-se

No ímpeto de uma discussão soltamos palavras que ferem demais o outro.
É preciso ter a capacidade de se controlar para não deixar que essas expressões
machuquem tanto aqueles que amamos. Pra quem fala, foi algo superficial
‘força de expressão’, ‘não tive a intenção!’; mas para quem ouve, a marca foi bem profunda.

Graças a Deus, em Jesus, tudo se renova. Por isso, quero te convidar a renunciar a cada
uma destas palavras que te machucaram, e que se tornaram uma maldição na sua vida.

Reze: “Senhor, eu renuncio em Teu nome a toda palavra maldita que ouvi da boca
dos meus pais, filhos, amigos, ou algum membro da minha família. Renuncio, Senhor, a
toda palavra que me machucou e trouxe derrotas para a minha vida e vida da minha família.
Quero, nessa hora, em Teu nome Jesus, cada uma dessas palavras. e quero perdoar, pela
força do Teu Espírito Santo, aqueles que proferiram tais palavras sobre a minha vida.
Essas palavras, que escutei desde a minha primeira infância, até os dias de hoje, não
têm mais domínio sobre mim. Jesus, Tu és o meu Senhor!”

Deixe que o Espírito Santo te conduza para que você renuncie a toda palavra
que gerou marcas profundas na sua vida e seja livre, em nome de Jesus!

Nelsinho Corrêa
Emanuel Stênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.