sexta-feira, 29 de junho de 2012

EIS UM VERDADEIRO CARISMÁTICO NO QUAL NÃO HÁ FALSIDADE

Como é bom no dia-a-dia em nossos ambientes (casa, Igreja, trabalho, escola etc) podermos brilhar nossos olhos mirando algum (a) irmão(a), contemplando sua forma de ser, seu testemunho e dizer como Jesus disse a Natanael: "Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade" (Jo 1,47). Esta frase é um alívio para o coração que procura e anseia pela verdade, por algo tocável e belo. É um colírio aos olhos que andam secos como num deserto a procura de algo que fuja das falsidades inumeráveis neste vale de lamúrias. Quando Jesus encontra Natanael, exprime um elogio àquele que procurou viver o seu chamado. Aí está a fonte da Graça, viver o chamado, e foi o que Natanael fez, infundiu em si mesmo os preceitos israelitas ao ponto de causar uma efusão que pôde ser vista pelos olhos humanos de Jesus.
Quando vejo um carismático de verdade, meus olhos se enchem de luz e uso de um bom tempo em fitá-lo, para aprender dele mais. Ai se aprende muito, aprende-se com seus jeitos, faces, gestos e condutas. Quando vejo um carismático que se deixa conduzir pelo Espírito, invade em mim uma alegria ao ponto de me confirmar que não devo regredir, não devo evadir nem desistir. Ao ver um carismático verdadeiro, sinto a palavra de ordem para seguir a verdade, seguir a unção e seguir a profecia.
Onde não há falsidade. É certo que alguns se aventuram em ser carismáticos, ou se dão a acolher ou comer somente o pão para ficarem “fartos” (Jo 6, 26), esquecendo-se do compromisso, da cruz e das renúncias de cada dia. Sabe-se que existem também aqueles que ora são carismáticos, ora se voltam contra, ora não sabem nem o que são, sem se esquecer daqueles que são carismáticos oportunistas, somente de grandes encontros, de pegar em microfone e que se desviam dos Grupos de Oração quando dele é precisado. Não se alimentam de suas orações pessoais e se disfarçam com uma capa de falsidade. Estes precisam de nossas intercessões, observações e pastoreio. Mas o que enche realmente os olhos e dá suspiro ao motor do coração é aquele onde não há falsidade; como dito, aquele que cumpre seu chamado, mesmo debaixo da figueira onde não há quem possa condecorá-lo, sendo carismático sem medo dos ventos contrários.

Assim como se deve olhar e contemplar a beleza de ver o que é um verdadeiro carismático, deve-se primeiramente querer ser este sinal de verdade para os outros. Que belo então seria! Arregaçar as mangas, entregar-se solidamente à vida no Espírito Santo e navegar nesta maravilhosa profundeza, beber ininterruptamente de Pentecostes, viver num perene batismo de fogo, e não deixar cessar as manifestações de amor no interior da vida. Que rico é viver o chamado com dedicação, que rico é ser carismático, que tesouro maravilhoso, que calor proporcionado por chamas tão santas de uma fogueira tão bela, a fogueira Católica.
É correto dizer que não se deve ser carismático para ter patentes e com intuito de ser invejado por homens e nem mesmo para obter deles elogios, olhares contemplativos, bajulações, venerações ou adorações. Nada disto, mas ao mesmo tempo se deve ser cumpridor deste chamado em todas as circunstâncias, mesmo estando num barco onde as águas parecem submergir. Todos devem ser belos e irrepreensíveis carismáticos para os irmãos como sinal de testemunho e de pastoreio, quanto aos elogios que vierem, não deverão abalar, antes irão confirmar a caminhada. Mas que seria celestial ouvir palavras de reconhecimento da boca de Jesus, isto não há dúvida. Imagina só, o seu Deus aproximar de ti e dizer: 'Eis um verdadeiro Carismático, no qual não há falsidade'
RCC Montes Claros - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.