terça-feira, 27 de novembro de 2012

SEJA UM SERVO FIEL E PRUDENTE


Meus irmãos, essa Palavra é um ensinamento de nosso Senhor a nós, é um sermão que Ele faz aos Seus discípulos falando sobre o fim dos tempos. Nesse trecho, Ele questiona: “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa para lhes dar alimento na hora certa?”

Em um contexto dramático, no qual Ele fala do fim dos tempos, de destruição, idolatria, morte, o Senhor diz que nós cristãos temos de ter uma postura diante de tudo isso, uma postura de servos fiéis e prudentes. O Senhor diz que quando Ele vier, o servo que for fiel será administrador de todos os Seus bens. Mais do que coisas, ele vai cuidar e administrar pessoas e dará o alimento na hora certa.

A Palavra Jesus, no entanto, fala também do oposto do servo fiel, ou seja, o servo mau, aquele que é imprudente e infiel, pois pensa na demora do Senhor e começa a ter atitudes imprudentes. Daí, o Senhor virá em uma hora imprevista e corrigirá esse servo mau.

Deus fala, diante da vinda do Senhor, que temos de ter a postura da prudência. E o que é prudência? O Catecismo da Igreja Católica ensina, no número 1806, que prudência é uma das quatro virtudes cardiais e acrescenta: “A prudência é a virtude que dispõe a razão prática a discernir, em qualquer circunstância nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-la. A virtude da prudência é que guia imediatamente o juízo da consciência, ela conduz as outras virtudes indicando-lhes a regra e a medida. O homem prudente decide e ordena sua conduta seguindo este juízo. Graças a esta virtude da prudência, aplicamos, sem erro, os princípios morais aos casos particulares e superamos as dúvidas sobre o bem a praticar e o mal a evitar.”

O Beato João Paulo II fala sobre a virtude da prudência: "Devemos profundo reconhecimento e gratidão aos antigos que nos já disseram muitas coisas sobre essa virtude. Até certo ponto, ensinaram-nos que o valor de um homem deve ser medido pelo metro do bem moral que realiza na sua vida. Isto é, precisamente, o que situa, no primeiro lugar, a virtude da prudência. O homem prudente, que se esforça por realizar tudo aquilo que é verdadeiramente bom, esforça-se por medir tudo, toda situação e todo seu agir pelo metro do bem moral. Por isso, ao contrário do que frequentemente se pensa, prudente não é aquele que sabe virar-se bem na vida e tirar dela o maior proveito; não, mas aquele que consegue edificar toda sua vida segundo a voz da consciência reta e as exigências da justa moral. Assim, a prudência vem a ser a chave para a realização da tarefa fundamental que cada um de nós recebeu de Deus, a perfeição do próprio homem."

Traduzindo: em todas as situações da sua vida, haverá uma medida. Como você tem medido as pessoas e as situações boas ou ruins? Você está medindo com as medidas de Deus e com a moral cristã ou você está usando as suas próprias medidas?

Hoje, o Senhor lhe pergunta: Como você tem formado a opinião nas pessoas, a partir da moral cristã ou com seus próprios conceitos? Como você tem educado seus filhos, com a Palavra de Deus ou com a sua própria opinião?

A prudência vem para ajudá-lo em todas essas situações. A virtude da prudência, quando medida a partir do bem e da moral cristã, leva você a ser providência para o outro. Na medida da sua própria vida, você toma parte nesta grande caminhada de todas as criaturas para o objetivo maior, que é o bem da criação. Você caminha para a salvação e ajuda os outros a se salvarem, assim você salva a sua própria vida.

O homem fiel e prudente salva a si mesmo, porque cuida e salva os outros, ele é a pessoa que dá o alimento na hora certa e esse alimento é a Palavra de Deus. Talvez, hoje, você esteja cansado de cuidar e esteja dizendo que precisa de cuidado, mas fique em paz, Deus tem cuidado de você.

Deus cuida de nós! E se Ele demora, é porque espera, pacientemente, pela nossa conversão para que possamos passar a ser prudentes.
O Beato João Paulo II diz que para sermos prudentes devemos orar e procurar sempre obter do Espírito Santo o dom do conselho. Esse esforço precisa da graça de Deus.

Peça a Deus esse dom, é ele quem lhe ensinará a discernir quando falar ou calar, agir ou esperar. Peça ao Senhor a graça de ser providência na vida do outro. No dia de hoje, seja prudente, cuide dos seus, fique do lado de quem você ama. Se você quer que as coisas deem certo na sua vida, acompanhe cuidadosamente. O fiel é aquele que está perto. “Feliz aquele servo que o Senhor, ao chegar, encontrar agindo assim.”

“Senhor, dê-me a graça da prudência. Eu quero, hoje, ser um servo fiel e prudente, quero ser cuidado na vida do outro. Não quero mais medir as minhas coisas a partir do meu conceito, quero medir pela Sua medida. Espírito Santo, Vós que sois a medida de Deus na minha vida, ensina-me a medir com olhar de cuidado e de amor.”

JOVEM EVANGELIZADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.