sexta-feira, 15 de março de 2013

CARTA DA PRESIDENTE DA RCC SOBRE O NOVO PAPA

Amados irmãos e irmãs da Renovação Carismática Católica do Brasil. 

“Graça, misericórdia e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor!”

Aqui no Brasil são 16h12m e este é um momento de profunda alegria e esperança em que nos unimos a toda a Igreja espalhada pelo mundo, para vivermos esta tão esperada notícia: “Habemus Papam” (Temos Papa). Não se trata de apenas mais uma notícia, mas sim de um fato que enche o nosso coração de certeza em Deus, de que a nossa Igreja é e será sempre a “barca” segura que leva o povo eleito ao encontro de Jesus Cristo Ressuscitado.



A boa nova, “Anuncio-vos uma grande alegria; temos um Papa”, ressoa em nossos corações como um chamado a nos fazermos um com o Papa Francisco na oração, no amor, na fidelidade, no respeito e na obediência aos seus direcionamentos. Somos agradecidos a Deus, que nos deu o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, como o sucessor de Pedro e Bispo de Roma, assumindo o governo da Igreja Católica Apostólica Romana no mundo. A RCC do Brasil aclama o Santo Padre Francisco e ora para que a sua missão seja dirigida pelo próprio Deus, e se compromete na obediência irrestrita.

Como Igreja e como Presidente da RCC do Brasil, preciso compartilhar com vocês o sentimento de esperança que esta escolha me traz. “E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Acredito firmemente que o Senhor nos concedeu o Pontífice que o mundo precisa. Pela ação do Divino Espírito Santo deu-nos o pastor que vai realizar a sua árdua, porém gratificante missão, com o coração generoso, confiante na Graça de Deus e na intercessão de toda a Igreja.
Nesses últimos dias oramos ao Senhor e lhe pedimos ‘o Papa’. Pedimos-Lhe o Papa da unidade, da comunhão interna e externa da Igreja. Rogamos pelo Papa consciente dos desafios da Igreja deste Milênio, mas, principalmente, sintonizado no querer de Deus; humilde, simples e, ao mesmo tempo, corajoso e pronto para defender a Igreja dos ataques dos inimigos, que se revelam hoje de tantas formas e sob tantas facetas! Sim, o Papa que seja também o ‘pai’, capaz de abraçar e acolher tanto os que estão dentro da Igreja como àqueles que se afastaram, festejando a sua volta (Lc 15,22-23). Rezamos por um Papa que refletisse para cada católico o ‘rosto’ amoroso de Deus, nosso Pai, e que tantas vezes contemplamos em Seu Filho Jesus, nos santos que ofereceram sua vida a Deus, e nos próprios rostos do Beato João Paulo II e do Papa Emérito Bento XVI.

 

Mas não podemos parar por aqui! Se desejarmos encontrar todas essas virtudes no Papa Francisco, nós também devemos empreender o caminho da busca da virtude, seja na via da oração, do jejum, do serviço comprometido, da própria doação àqueles que o Senhor colocou sob o nosso pastoreio, como Movimento Eclesial, porque Ele ensinou: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).

Neste Pontificado do Papa Francisco desejo muito contar com vocês, para espalharmos este modo de viver, a nossa tão sonhada Cultura de Pentecostes, unindo-nos a ele, aos cardeais, aos bispos, ao clero e a todos os leigos engajados nesta missão de tornar Jesus mais visível.  

Neste mundo globalizado e de escassos valores espirituais, o Santo Padre Francisco é chamado a conduzir a “barca” da Igreja para mares em que possa continuar a obra de amor de Jesus, em nível universal, se esforçando para fazer crescer a justiça e a paz.

 
A Igreja vive hoje o tempo em que Deus, em Seu Filho Jesus, realiza a Sua suprema vontade, através de homens que Ele mesmo escolheu e enviou para a sucessão apostólica. Tempo de ficar firme na fé, na certeza de que a Igreja não é governada pela vontade humana, mas por Jesus Cristo, o Supremo Pastor! E, enquanto esses escolhidos se empenham na missão, vão se purificando, conforme o mandato do Senhor: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1,15).

Que este seja um tempo propício para escutar mais uns aos outros, perceber as necessidades do mundo e da própria Igreja, com todos os seus dons e carismas! Tempo de acolher, principalmente, a Palavra de Deus que cresceu em nós, e a Jesus Cristo que vive em nosso meio!

Sim, acabamos de conhecer o nosso Papa! O servo humilde de Cristo, alegre e carismático, que, antes de abençoar o povo em nome de Deus, pede que o povo o abençoe! Este é o Papa Francisco, a quem já começamos a amar, e que queremos sustentar no Ministério Petrino com a nossa intercessão!

Que Maria Santíssima, Mãe da Igreja e nossa, esteja sempre diante de Jesus, intercedendo pelo seu Pontificado! “O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança!” (Rm 15,13).

Katia Roldi Zavaris
Presidente do
Conselho Nacional da RCCBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.