segunda-feira, 1 de abril de 2013

PORQUE BUSCAIS, ENTRE OS MORTOS, AQUELE QUE ESTA VIVO??

DOMINGO DE PÁSCOA 30 DE MARÇOn/d 

1. De novo celebramos a Páscoa! Mais do que uma simples festa é uma quadra festiva, com forte dimensão social e ricas tradições, em todo o mundo cristão.

2. A razão e fundamento da nossa Páscoa de hoje é a Páscoa de Cristo, a Sua passagem da morte à vida, há dois mil anos, pelo mistério da Sua Ressurreição gloriosa: “Porque buscais, entre os mortos, Aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” – foi a grande revelação do mensageiro de Deus às mulheres que, ao romper da manhã, procuraram Jesus no sepulcro. Cristo Ressuscitou! Aleluia!

n/d
 
3. A Páscoa cristã é, assim, a Festa da Ressurreição do Senhor, a Festa da Vida nova, a Festa da Alegria e da Esperança! Daí que os nossos votos de Boas Festas Pascais se exprimam em mensagens de fé, confiança, coragem, alegria e esperança…

4. Pergunta-se, no entanto: – Que sentido têm estas palavras e que sentimentos podem exprimir, perante a multiplicidade de problemas e dificuldades da vida actual? Haverá, ainda, nesta sociedade, lugar para a alegria e para a esperança?

5. De facto, não faltam notícias e comentários sobre a presente crise sócio-económica e as suas consequências na vida dos indivíduos, das famílias e da própria sociedade. A insistência nos problemas que mais afligem as pessoas, embora verdadeiros, conduz facilmente ao desânimo e ao abatimento, que não resolve e, pelo contrário, pode agravar as situações.

6. Sem ocultar ou camuflar as realidades, é, sem dúvida, importante e até mesmo necessário relevar o que existe de mais positivo na vida de tantas pessoas e instituições, verdadeiro suporte da confiança e estímulo ao empenhamento na construção duma nova sociedade. Há valores humanos e espirituais, que manifestam vidas com ideal e com sentido, vidas e instituições de qualidade, onde refulgem o respeito e a atenção aos outros, o amor nas famílias e aos mais carenciados, o testemunho da verdade e da justiça, a generosidade e o compromisso social. Existe o mal, é verdade, mas multiplicam-se as sementes de bem: de facto, existem santos no nosso tempo, há que reconhecê-lo e apreciá-lo.

7. Cristo Ressuscitado é a Fonte da nossa Alegria e da Esperança. Ele é a nossa Luz e a nossa Força! Para os crentes, Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”; aponta um ideal, um projecto, um sentido para a vida humana. Ele “Revela ao Homem o próprio Homem”, dizia o Papa João Paulo II. Só Deus responde, de forma singular e definitiva, aos anseios mais profundos do coração humano, sobretudo na difícil experiência do sofrimento e da morte.

n/d
 
8. Cristo Ressuscitado é a vitória do Amor e da liberalidade, que vence o egoísmo e a ganância, a vitória da vida e da Graça, que vence a morte e o pecado. Ressuscitado, Ele é a nossa força, a Palavra que toca e converte os corações. Ele está connosco para sempre. Com Ele nós vamos e vamos sem medo, pelos caminhos do mundo, pela vida e pelo trabalho, anunciando a Esperança de que o Homem precisa para caminhar, realizar-se e transformar a sociedade.

9. E para os jovens vai um desafio especial: sede testemunhas proféticas e contagiantes do encontro íntimo, vivo e pessoal com Jesus Ressuscitado; sede testemunhas da Esperança que não desilude e da caridade, que nos aproxima uns dos outros e dá um sentido à vida! É urgente levar a luz da Ressurreição à nossa sociedade. Vós, que estais acostumados aos novos saberes da moderna cultura digital, nos vossos contactos partilhai, com alegria, o jubiloso anúncio Pascal! Lançai uma “onda positiva”, partilhando mensagens de ânimo e coragem, alegria e esperança, amizade e união, transmitindo força a quem dela precisa para enfrentar e vencer os problemas da vida!

10. Votos de felizes Festas Pascais para todos! Que o glorioso Ressuscitado vos ilumine e acompanhe, hoje e sempre, pela estrada da vida: nos vossos trabalhos, sofrimentos e alegrias. Deixai que Ele entre nas vossas casas, partilhe convosco o Pão, presida à vossa vida e vos inunde da Sua Paz e Ternura infinitas.

SANTA PÁSCOA! Cristo, nossa Paz, ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.