sábado, 28 de setembro de 2013

PESSOAS CHEIAS DE DEUS


     É PRECISO TER COERÊNCIA: PESSOAS AVIVADAS, "CHEIAS" DE DEUS SÃO AQUELAS
    QUE TRANSMITEM EM SUAS VIDAS A PRESENÇA DIVINA. PESSOAS QUE RENUNCIAM
ÀS OBRAS DAS TREVAS E BUSCAM ANDAR CONFORME O ESPÍRITO SANTO.
DEIXAM-SE GUIAR POR ELE A CADA DIA, EM CADA SITUAÇÃO. SÃO TESTEMUNHAS
DA VIDA NOVA EM CRISTO.

"No princípio Deus criou todas as coisas, criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança"
Criou-os na santidade, para viverem na santidade, numa comunhão perfeita com o criador, vivendo plenamente em Deus e Deus vivendo neles.
"Seduzido pelo Maligno desde o começo da história, o homem abusou da sua liberdade.
sucumbiu a tentação e cometeu o mal. Conserva o desejo do bem, mas a sua natureza está ferida
pelo pecado original. O homem ficou com a inclinação para o mal e sujeito ao erro: o homem pois se encontra dividido em si mesmo. E assim, toda a vida humana, quer singular ou coletiva, apresenta-se como uma luta, e quão dramática, entre o bem e o mal, entre a luz e a as trevas" ( CIC 1707 ).
Desde esse acontecimento que feriu a dignidade humana, Deus estabeleceu um plano de salvação para resgatar o homem mediante a aceitação de Jesus Cristo como seu único e verdadeiro Senhor, para que a dignidade original fosse estabelecida na sua vida. O meio pelo qual a dignidade humana e restabelecida se dá pelo sacramento do Batismo. Pela graça batismal, a pessoa é regenerada. Deus na sua infinita misericórdia, devolve ao homem a dignidade original e, e cumulando de bençãos, a faz participante da graça Divina.
"O Espírito Santo, que é Deus juntamente com Pai e o Filho, nos renova pelo batismo; e do nosso estado de imperfeição, reintegra-nos na beleza primitiva. Torna-nos de tal forma repletos de sua graça, que não podemos admitir em nós qualquer coisa que não podemos admitir em nós qualquer coisa que não deva ser desejada. Além disso, liberta-nos do pecado e da morte. E de terrenos que somos, quer dizer, feitos do pó da terra, nos faz espirituais, participantes da glória divina, filhos e herdeiros de Deus Pai.
Pela graça de Deus, somos restaurados e chamados a viver uma vida nova, tal como são Paulo nos exorta: "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo"( 2Co 5,17 ).
O que se espera então de um homem novo, que está em Cristo?
Espera-se que tenha sua vida pautada pela vida de Cristo, "sendo cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes"( Tg 1,22 ). Que seja um homem íntegro, honesto, virtuoso, "que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores"( Sl 1,1 ). Numa palavra, uma pessoa cheia de Deus.
 Porém, na maioria das vezes, a graça recebida no Batismo fica escondida, e, ao invés de viver a vida nova que nos foi conquistada pelos méritos de Cristo, o homem se afasta d'Ele e decide pelo caminho da pérdição mergulhando no pecado e consequentemente vivendo longe de Deus.
Novamente, Deus, em sua infinita misericórdia, vem "em socorro da fraqueza humana" e unicamente por amor conduz o homem a uma experiência revigorante, que faz a sua vida reverdecer, enchendo-o de esperança: " Para a árvore (homem) há esperança cortada, pode reverdecer e os seus ramos brotam. Quando sua raiz tiver envelhecido na terra e seu tronco estiver morto no solo, ao contato com a água, reverdece e distenderá ramos como uma planta nova" ( Jo 14,8-9 ). Essa experiência revigorante, que traz uma nova esperança e trans forma a vida do homem, se chama Batismo no Espírito Santo, experiência que é sem dúvida alguma o divisor de águas da vida de um homem. "O Batismo no Espírito Santo é uma experiência transformadora de vida com o amor de Deus derramado no coração da pessoa pelo Espírito Santo, recebida através de sua submissão ao Senhorio de Jesus Cristo. Ele atualiza o Batismo e o Crisma sacramentais, aprofunda a comunhão com Deus e com os outros cristãos, reaviva o fervor evangelístico e equipa a pessoa com carismas para o serviço e a missão".
O Batismo no Espírito Santo leva o homem a uma tomada de consciência de quem ele é, num processo de autoconhecimento, ou seja, conhecendo suas limitações, submetendo-as ao Espírito e, assim, tendo toda a sua vida, o seu temperamento, as suas ações controladas pelo Espírito.
O homem entra, então, num verdadeiro processo de conversão, pois, "passou o que era velho; eis que tudo se fez novo".
Dessa forma, o que se espera de homens novos, pessoas cheias de Deus? São Paulo responde: Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito "(Gl 5,25).
A orientação do evangelho é clara, "pelos frutos conhecereis a árvore" (Mt 7,15-20). " E o Fruto do Espírito é a caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança"(Gl 5,22).
UMA PESSOA CHEIA DE DEUS É MA PESSOA QUE SE DEIXA CONDUZIR PELO ESPÍRITO SANTO. NÃO NOS CANSEMOS DE PEDIR: VEM, ESPÍRITO SANTO! 

Pe. Nilso Motta
Grupo de Oração Kenosis - Osasco - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.