quinta-feira, 30 de abril de 2015

5 PASSOS PARA DESCOBRIR O SENTIDO DA VIDA

Descobrir o sentido da vida é um caminho a ser percorrido com esforço diário

Muitos se perguntam: “Como descobrir o sentido da vida?”. Essa pergunta questiona o ser 
humano há milênios, independente de sua crença ou condição social. Encontrar o verdadeiro 
sentido de nossa existência terrena é um caminho que exige um esforço contínuo de crescimento 
interior e amadurecimento humano.


Em muitas situações dolorosas é comum ouvirmos: “Onde está Deus que 
não vê o meu sofrimento?”. 
Nas Sagradas Escrituras, encontramos Jó, que perdeu tudo o que possuía: 
bens, família e saúde. Sem absolutamente nada, ele, muitas vezes, questionou o Senhor. 
No entanto, algo nele permanecia inabalável: a fé. E este é o primeiro passo para que você 
descubra o sentido da vida: cultivar a fé em Deus. Sem ela, a esperança se desfalece e as manhãs 
sempre são nubladas e sem vida. As trevas do desânimo ofuscam a beleza da luz divina, que é 
fonte de amor e paz. Cultive a fé e permaneça fiel a Deus na alegria e na tristeza, na saúde 
e na doença e encontrará o sentido maior de viver.
Quem caminha pela vida sem direção segura facilmente se perde de si mesmo, dos outros 
e de Deus. O segundo passo Precisamos de uma orientação que nos guie e dê confiança
 todos os dias de nossa existência. 
Onde encontrar tal orientação que dá sentido à vida? A Palavra de Deus é luz para nossos passos.
 Ler, meditar e ouvir o que o Senhor nos fala por meio de Sua Palavra é um método seguro para 
retomar o caminho da paz, antes roubado por tantas preocupações.
Muitos possuem uma grande quantidade de bens materiais, mas tem uma vida triste e sem sentido.
 O dinheiro não trouxe a felicidade sonhada; os bens adquiridos preencheram momentaneamente 
o coração, que ainda se encontra em um grande vazio existencial. Mas há um tesouro que nunca 
se acaba e é fonte de felicidade eterna: a prática do bem. Jesus é o mestre da solidariedade, e Ele nos
 ensina que o maior tesouro se encontra no bem que praticamos. O terceiro passo para descobrir o 
sentido da vida é este: fazer o bem. Quando ajudamos alguém, nossa alma repousa em uma paz
 tão profunda, que nem mesmo a maior fortuna em dinheiro poderá comprá-la. Não tenha medo 
de ser solidário, pois os frutos são sementes de uma vida nova. Ame e deixe-se amar.
O quarto passo para descobrir o sentido da vida consiste em cultivar a paz no coração. 
A paz que sonhamos para nossa vida começa a ser construída dentro do próprio coração.
Não conseguiremos mudar o mundo enquanto não modificarmos o nosso interior. Pequenos
gestos fazem grande diferença. A semente da paz germina em atos de solidariedade e misericórdia. 
Cultive a paz concretamente e você a verá florescer em sua alma como uma linda 
manhã de eterna primavera.
O cultivo da fé, a orientação espiritual buscada na Palavra de Deus, a prática concreta do bem 
e a busca da paz só darão um sentido completo à nossa vida se estiverem alicerçados sob uma 
profunda e constante vida de oração. 

E este é o quinto passo para descobrir o sentido da vida: cultivar uma vida de oração.

A oração é alimento para nossa vida espiritual e humana. Quando oramos, preenchemos os espaços 
vazios de nossa alma com um amor que transcende toda a nossa existência. Deus habita nosso coração
  mas precisamos sempre ir ao seu encontro. A intimidade de uma vida de oração cultivada diariamente 
nos aproxima sempre mais de Deus e dos irmãos.
Não desanime em meio às tempestades da vida, mas busque, nestes cinco passos, um caminho 
seguro para que a sua vida tenha um sentido pleno de transcendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.