quinta-feira, 19 de junho de 2014

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS CARISMÁTICOS?

woman praying silhoutte

Desde a sua primeira manifestação no Brasil – especificamente na cidade de Campinas no início da década de 70 – o movimento da Renovação Carismática Católica espalhou-se a passos largos em todo o território brasileiro promovendo uma fecunda obra de evangelização. Indubitavelmente foi uma verdadeira explosão espiritual, granjeando muitos elogios como também muitas críticas. Os seus já quase cinquenta anos de presença no Brasil foram marcados ora por perseguições desmedidas e incompreensões do setor clerical, ora por certas atitudes por parte de alguns carismáticos que precisaram ser corrigidas.

Incontáveis foram as conversões que Deus operou por intermédio deste movimento, sem o qual, podemos dizer sem receios, o Brasil já estaria fadada a uma crise de fé muito mais acentuada. 
Ao mesmo tempo, ao lado dos seus maravilhosos contributivos, notou-se a imaturidade de uma parcela do movimento que gerou muita confusão e divisões. No que se refere ao comportamento diante das celebrações litúrgicas, especialmente a do Santo Sacrifício da Missa, irreverentes foram as tentativas de quererem mesclar palmas, danças e espontaneidades – traços característicos de um grupo de oração que, em si mesmos, não são ruins – com este momento sagrado e recolhido. Além disso, houve certas tendências protestantes no qual atribuía valor supremo à Sagrada Escritura, sem recorrência à Tradição e ao Magistério, pois juntas, formam o tripé da fé católica. Não queremos com isso afirmar que a RCC é um protestantismo dentro da Igreja. No entanto, devem-se levar em conta as influências do pentecostalismo não católico e da turbulência com o qual o movimento vivia no início, pois não encontravam um clero receptivo para que os guiasse e os formasse. Hoje muita coisa já mudou!
Embora esta face imatura ainda persista em alguns lugares, têm-se visto a maravilha de graça e de glória que o próprio Espírito Santo tem operado no seio do movimento. Há uma crescente maturidade nos membros do movimento e uma fecunda vivência espiritual baseada na Tradição da Igreja, e não mais nos moldes da Sola Scriptura, fundamentalista e estéril. Muitos, principalmente os jovens, tem se apercebido da sacralidade dos mistérios de Deus celebrados na liturgia. Longe das euforias e do murmúrio das palmas, que mais dispersam do que interiorizam, estão cultivando um maior recolhimento na Santa Missa. Descobrem-se aos poucos as riquezas que encerra o silêncio, especialmente no momento da adoração ao Santíssimo Sacramento. Quanto à vida espiritual, superam-se aos poucos os ditames dos sentimentalismos e dos calafrios – estas manifestações não são ruins, pois são graças de Deus, no entanto, não servem de parâmetro para julgar a qualidade de uma oração – e começam por caminhar no plano da fé e do amor que são muito mais que experiências emocionais, são atitudes!
Rompendo com os modismos do mundo e determinando a viver como uma verdadeira donzela cristã, muitas garotas optam por roupas modestas, uso de saia e do véu. Santa amizades, namoros que favoreçam a virtude.., Há um grande desejo de santidade determinado e fecundo. Além disso, belas são as pregações dos missionários tão plenas dos ensinamentos do Magistério e da Tradição da Igreja: da boca ungida dos pregadores emana o ensinamento dos documentos papais, dos concílios e dos santos.
Diante de todos estes fatos que comprovadamente estão ocorrendo em todo o Brasil, perguntamo-nos: o que está acontecendo com os carismáticos? Sem dúvida, sentindo-se mais acolhidos e amados, estão vivendo não mais como filhos independentes, mas como verdadeiros membros do corpo místico da Igreja. Uma Igreja que não está aí para ser moldada, em contrapartida, é molde e escola de perfeição para todos aqueles que desejam alcançar a santidade; uma Igreja de mais de dois mil anos que carrega consigo um tesouro espiritual imenso e que não pode ser negligenciado. Enfim, uma Igreja que deseja fazer com que seus filhos se sintam realmente filhos!






http://salvemater.wordpress.com/2014/06/19/o-que-esta-acontecendo-com-os-carismaticos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.