Um dos maiores desafios dos pais é
conseguir que seus filhos sejam responsáveis pelos
seus atos e
pertences, além de cumprir com certas obrigações, de acordo com sua
idade.
É indispensável, portanto, levar em consideração alguns
princípios que podem ajudar os pais a
alcançar este objetivo.
Primeiro: começar desde cedo
Os autores do livro “Como ensinar seus filhos a ser responsáveis“ afirmam que as crianças que
Primeiro: começar desde cedo
Os autores do livro “Como ensinar seus filhos a ser responsáveis“ afirmam que as crianças que
não têm deveres a cumprir no lar desde a
primeira infância terão menos habilidade para organizar-se
traçar
objetivos e realizar tarefas complexas ao longo da sua infância e
adolescência.
A responsabilidade é uma das virtudes mais significativas no desenvolvimento humano.
A responsabilidade é uma das virtudes mais significativas no desenvolvimento humano.
Graças a ela, a
pessoa assume o controle da sua própria vida, mas, para chegar a isso, os pais
devem incentivar a prática desta virtude em seus filhos desde os primeiros meses.
Por exemplo, desde pequenos, os filhos podem ser ensinados a guardar seus brinquedos; mais tarde
Por exemplo, desde pequenos, os filhos podem ser ensinados a guardar seus brinquedos; mais tarde
a organizar
seu material escolar; depois, a roupa do dia seguinte, e assim por
diante. À medida que a
criança vai crescendo, é preciso transmitir-lhe a
confiança suficiente para que desenvolva novas tarefas.
Assim, a responsabilidade não é adquirida de um dia para o outro; é um processo que irá se
Assim, a responsabilidade não é adquirida de um dia para o outro; é um processo que irá se
desenvolvendo durante
toda a infância e a etapa escolar, até chegar à adolescência, na qual
esta
virtude será colocada à prova muitas vezes.
Segundo: estabelecer regras claras
Como em todos os âmbitos da vida, existem direitos e deveres; por isso, em casa também
Segundo: estabelecer regras claras
Como em todos os âmbitos da vida, existem direitos e deveres; por isso, em casa também
deve haver regras a serem
respeitadas e cumpridas. Mas é preciso ser muito claros na hora de
estabelecer estes limites.
Se os filhos não sabem exatamente o que seus pais esperam deles, ou não conhecem quais são os
Se os filhos não sabem exatamente o que seus pais esperam deles, ou não conhecem quais são os
seus deveres, não
aprenderão a ser responsáveis. Os pais não devem apenas
estabelecer
regras de acordo a idade de cada filho, mas também
explicar-lhes quais são as
consequências do seu cumprimento ou
descumprimento.
Para tornar o assunto mais compreensível, sobretudo no começo, enquanto se adquire o hábito
Para tornar o assunto mais compreensível, sobretudo no começo, enquanto se adquire o hábito
uma boa estratégia é
escrever os deveres e expô-los em algum lugar visível da casa, criando
um sistema de estímulos – carinhas felizes, doces, entre outros –,
especialmente para os filhos menores. Dessa maneira, as as regras à
vista e se sentirão motivadas a segui-las.
Terceiro: distribuir responsabilidades
Se queremos que nossos filhos sejam responsáveis, mas não lhes damos a possibilidade de sê-lo
Terceiro: distribuir responsabilidades
Se queremos que nossos filhos sejam responsáveis, mas não lhes damos a possibilidade de sê-lo
não estamos
fazendo nada. Cada filho deve assumir algumas responsabilidades dentro
de casa
adicionais às escolares, que se dão por descontado.
É preciso dar-lhes certa autonomia e evitar ao máximo realizar as tarefas que eles podem fazer.
É preciso dar-lhes certa autonomia e evitar ao máximo realizar as tarefas que eles podem fazer.
A superproteção dos
pais impede que os filhos exercitem a responsabilidade, além de
torná-los preguiçosos.
Dentro dessa autonomia, é importante que os pais não fiquem o tempo todo recordando
Dentro dessa autonomia, é importante que os pais não fiquem o tempo todo recordando
aos filhos suas tarefas, pois
isso se torna um mau hábito, do qual começarão a depender.
Quando você
tiver certeza de que foi ouvido e entendido, é preciso deixar que
seus filhos
ajam por si mesmos, aconselham Ma. Ángeles Pérez e Francisco
J. Rodríguez em
Quarto: autoridade coerente
Uma das maneiras de destruir a autoridade paterna é não respeitar as regras que foram estabelecidas
nem impor
consequências quando elas não forem cumpridas. Quando isso acontece com
frequência
os pais perdem a credibilidade dos seus filhos e, por
conseguinte, toda autoridade sobre eles.
É por isso que, uma vez determinados os deveres, os pais devem cumpri-los e fazer que seus
É por isso que, uma vez determinados os deveres, os pais devem cumpri-los e fazer que seus
filhos os cumpram.
“Se, por algum motivo, os pais se esquecem do que ordenaram, estão dando
aos filhos, tacitamente, autorização para fazer a mesma coisa”,
advertem Pérez e Rodríguez.
A coerência é uma maneira de demonstrar
aos filhos que os pais velam por eles e pelo seu comportamento. Além de
ser coerentes, os filhos se sentem mais seguros e conhecem as
consequências do
descumprimento das regras e responsabilidades. Se não
há coerência, as crianças ficam ansiosas
porque não são capazes de
predizer o que pode acontecer.
Quinto: recompensar pela responsabilidade
Os especialistas Pérez e Rodríguez recomendam incentivar os filhos a comportar-se adequadamente.
Quinto: recompensar pela responsabilidade
Os especialistas Pérez e Rodríguez recomendam incentivar os filhos a comportar-se adequadamente.
“Isso não
significa necessariamente dar presentes materiais, mas pequenos
reconhecimentos que
reafirmarão na criança a satisfação do dever
cumprido.”
“Além das recompensas materiais, há coisas como o tempo, a atenção, a preocupação, a simpatia
“Além das recompensas materiais, há coisas como o tempo, a atenção, a preocupação, a simpatia
e a boa vontade, que
também são recompensas. Uma historinha a mais na hora de dormir
uma ida ao cinema, um sorvete, um abraço forte são manifestações que incentivam
a criança a concluir que vale a pena ser responsável.”
Uma criança é responsável se…
Segundo os autores Clemens e Bean, uma criança é responsável se:
- Realiza suas tarefas em casa e no colégio sem que seja preciso ficar lembrando-a o tempo todo.
- Pode refletir sobre o que faz.
- Não coloca a culpa nos outros sistematicamente.
- É capaz de escolher entre diversas opções.
- Pode brincar e trabalhar sozinha sem angustiar-se.
- Consegue tomar decisões diferentes das que outras crianças tomam no grupo em que se encontra.
- Respeita e reconhece os limites impostos pelos pais e professores, sem rebelar-se.
- Consegue concentrar sua atenção em tarefas complicadas (de acordo com sua idade)
- Realiza suas tarefas em casa e no colégio sem que seja preciso ficar lembrando-a o tempo todo.
- Pode refletir sobre o que faz.
- Não coloca a culpa nos outros sistematicamente.
- É capaz de escolher entre diversas opções.
- Pode brincar e trabalhar sozinha sem angustiar-se.
- Consegue tomar decisões diferentes das que outras crianças tomam no grupo em que se encontra.
- Respeita e reconhece os limites impostos pelos pais e professores, sem rebelar-se.
- Consegue concentrar sua atenção em tarefas complicadas (de acordo com sua idade)
durante certo tempo, sem ficar frustrada.
- Leva a cabo o que diz que vai fazer.
- Reconhece seus erros e procura corrigi-los sem criar confusão.
A vida real é bem diferente da dos desenhos animados; os filhos devem assumir responsabilidades
- Leva a cabo o que diz que vai fazer.
- Reconhece seus erros e procura corrigi-los sem criar confusão.
A vida real é bem diferente da dos desenhos animados; os filhos devem assumir responsabilidades
ao longo de toda a
sua vida. Então, o melhor é começar a educá-los desde cedo, no lugar por
excelência da formação nos valores: a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.